A questão abordada é de relevância para o Brasil. E para muitos brasileiros que não tem acesso aos bens e serviços públicos em decorrência dessa invisibilidade.
Mas, o que significa essa invisibilidade? Nesse contexto, a invisibilidade decorre dos muitos brasileiros que não tem documento, pois não tem o seu registro de nascimento.
Enquanto poderia parecer o óbvio, ou seja, todo brasileiro que nasceu ou nascer deve ser registrado, nem sempre isso acontece. Claro que no passado isso era mais comum, mesmo assim continuamos tendo uma leva de brasileiros que não são registrados.
Se não tem a certidão de nascimento, será difícil, ou até mesmo impossível tirar determinados documentos.
Mas, o mais grave ainda é que essa pessoa não é considerada como cidadã brasileira, e por isso não poderá pleitear assistência do Estado, como a bolsa família ou equivalente.
É preciso sair da invisibilidade para se tornar visível pelo Estado brasileiro e buscando minimizar esses números, os cartórios estão se mobilizando para ter um posto avançado dentro das maternidades, mas isso, que eu saiba, só tem acontecido nas grandes cidades.
Sem os números corretos de cidadãos brasileiros a oferta de políticas públicas ficam comprometidas. Pois o número que esta sendo trabalhado pode ser bem menor do que o número real de pessoas que precisam dessa assistência do Estado...
http://estadodedireito.com.br/invisibilidade-e-registro-civil-garantia-de-acesso-a-cidadania-no-brasil/
Isso é mais comum do que se imaginam...