SóProvas


ID
563863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma petroquímica, a toxicologia ocupacional se difere da toxicologia ambiental, em termos de exposição, principalmente pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    1. Toxicologia aplicada na área ocupacional – ajuda a avaliar os perigos dos produtos químicos manuseados nos ambientes de trabalho. Com isso, é possível estudar o risco e propor as medidas de segurança necessárias para que os trabalhadores não sofram danos à sua saúde.

    5. Toxicologia ambiental – tem objetivo de avaliar o impacto da contaminação para o ambiente. Seja de, forma acidental ou intencional, decorrente das atividades humanas, como por exemplo a poluição do ar proveniente dos automóveis e indústrias. Além de avaliar o impacto dos agentes químicos nos organismos presentes nos ecossistemas.

    Fonte: https://www.chemicalrisk.com.br/o-que-e-toxicologia/

    ____________________________________________________________________________________

    A questão pede a diferença em relação ao fator EXPOSIÇÂO, o qual deve ser relacionado ao fator INTENSIDADE, implicando em:

    Intensidade de Exposição:

    Refere-se à concentração do agente tóxico no ambiente ou local de trabalho. Depende ainda das condições ambientais e de trabalho, tais como temperatura, umidade e ventilação assim como do tempo e frequência de exposição.

    • Aguda - O contato ocorre em um período de tempo não superior a 24 horas
    • Crônica - Exposições se repetem durante um longo período de tempo (meses, anos ou toda a vida).

    O ambiente de trabalho desempenha um papel muito importante no aparecimento de efeitos negativos sobre a saúde humana devido à exposição a substâncias químicas perigosas. Determinados ambientes de trabalho têm o potencial de superexpor os trabalhadores a vários agentes tóxicos ao mesmo tempo.

    Fonte: https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/toxicologia-e-cancer