SóProvas


ID
5647033
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo como referência o que defendem Schwarcz e Starling (2015), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a ascensão e a manutenção de Getúlio Vargas no poder, no segundo quartel do século XX.


( ) A Aliança Liberal designava a articulação das forças dissidentes, que apontavam para um programa de modernização do país, incorporando novos setores sociais na vida republicana e indicando a disposição desse grupo, uma vez no poder, de enfrentar a problemática dos direitos sociais.

( ) A política trabalhista varguista se apresentava em duas vertentes: a criação de leis de proteção ao trabalhador e a repressão a qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado.

( ) A nova Constituição de 1934 refletia os esforços modernizadores e democratizantes, promovendo a atividade industrial, garantindo ao trabalhador rural os mesmos direitos dos trabalhadores urbanos e incorporando mulheres e analfabetos ao processo eleitoral.

( ) A combinação entre censura, repressão e propaganda produziu uma tempestade ideológica que demonizou a atuação dos comunistas, infundiu o terror nas classes médias urbanas e consolidou um imaginário anticomunistas que acompanharia a história política do país.

( ) A mestiçagem como elogio e não como desvantagem, como marca da originalidade cultural do Brasil e não como atraso, foi uma importante forma de resistência popular à noção hegemônica de nacionalidade imposta pela ditadura estado-novista.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GRAÇAS A DEUS PAI, EU SOU O MELHOR!! RECEBA, AQUI É OCONCURSEIRO LUVA DE PEDREIRO! RUMO À PMES

  • III = Analfabetos só em 1988 e o Trabalhador rural só veio ter alguns direitos expressivos la com JANGO.

    V = Getúlio Vargas promovia o samba e o futebol não foi resistência da população.

    O samba, como parte da cultura popular, de um modo geral, foi utilizado para veicular o conteúdo ideológico do Estado Novo e, assim, ganhar adesão das massas populares. Lendo as letras acima, percebemos que tratam do assunto sobre o ócio e o mundo do trabalho. São sambas de momentos distintos da Era Vargas: o primeiro (1933) foi feito durante o Governo Provisório e o segundo (1940) se insere no contexto do estado Novo. Sabemos que é nesse segundo momento que as políticas de propaganda foram profundamente atuantes. 

    GABARITO A