( V ) R-O-B é um robô industrial amplamente utilizado na indústria automobilística.
( F ) O robô-pedreiro foi criado pelo Departamento de Arquitetura da Architectural Association, em Londres.
Departamento de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Zurique (ETHZ) Suíça
( V ) Dentro de um contêiner especial, ele pode ser transportado por caminhão e realizar tarefas em canteiro.
( F ) O R-O-B assenta tijolos com precisão milimétrica, pois o prumo, o nível e o alinhamento são automáticos, porém a eventual queda de argamassa ou cola exige o auxílio de trabalho manual.
O robô faz movimentos com a mão para que a cola de secagem rápida seja despejada apenas no trecho do tijolo que fará contato com o tijolo ao qual deve aderir. A mão rotaciona novamente o tijolo com a cola para baixo. Ele desliza até o ponto ótimo para o assentamento do tijolo e ali o posiciona de acordo com as coordenadas que recebeu. A precisão é milimétrica, prumo, nível e alinhamento, automáticos. Não há queda de argamassa ou cola, o que dispensa frisos e limpezas. O robô consegue posicionar cada bloco em qualquer coordenada espacial sem qualquer esforço adicional que seria requerido de um pedreiro. Cada bloco é assentado em 20 segundos. Um bom pedreiro, para fazer uma parede convencional, com o auxílio de um ajudante, levaria o dobro do tempo
(V ) O R-O-B se diferencia dos outros robôs-pedreiros desenvolvidos anteriormente porque ele não foi planejado para mimetizar os processos de construção existentes, mas para servir de estímulo à inovação.
Curiosidade: O R-O-B foi apresentado mundialmente na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2008. Em Veneza ele realizou cem metros de paredes sinuosas e oscilantes, com amarrações complexas, impossíveis para mão humana, como um ‘Gaudí cibernético’. O robô tornou-se a maior atração da principal Bienal de arquitetura do mundo.
Gabarito: C
Vamos juntos na trilha da aprovação em concursos de arquitetura?
Siga @arquitetamanuprado @dicasdearq