SóProvas


ID
5651239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As forças da natureza são obviamente indiferentes a modos de produção, tempo e espaço. Mas são as estruturas sociais que determinam as consequências, o grau de sofrimento e quem morre mais. Em 1989, o terremoto de São Francisco, de intensidade 7,1 na escala Richter, causou a morte de 63 pessoas e deixou cerca de 3.700 feridos. Em 2010, o terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, de magnitude 7,0 na escala Richter, matou mais de 300 mil pessoas e deixou 300 mil feridos. Dez meses depois, uma epidemia de cólera matou 9 mil pessoas. 

      Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino. Mas muito frequentemente destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana. 

      O vírus atinge o planeta. O vírus ameaça a humanidade. Planeta ou humanidade designam tanto os habitantes de Manhattan, da Avenue Foch, em Paris, do Leblon, no Rio de Janeiro, ou dos Jardins, em São Paulo, como também designam os 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (2017). No planeta vive o 1% das pessoas que detém renda maior que os restantes 99% da população mundial. Vivem 42 pessoas cuja riqueza é igual à de 3,7 bilhões dos mais pobres que lutam para sobreviver, para suprir necessidades básicas. Vivem os que têm renda para ficar em casa e fazer suas compras de alimentos pela Internet, os que não vão comer hoje por causa da pandemia e os que já não comiam antes da pandemia. Vivem os que podem se isolar e os que moram em aglomerados miseráveis, em um cômodo apenas, para os quais as palavras “confinamento”, “isolamento” ou “quarentena” são piadas de mau gosto. Vivem 4,5 bilhões de pessoas que não têm saneamento nem água encanada, desprovidas das condições mínimas de higiene.


Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

No que se refere às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


De acordo com o texto, as pessoas costumam responsabilizar o destino, com mais frequência que a Deus ou a natureza, pelas consequências desastrosas de certos fenômenos naturais para a humanidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Segundo parágrafo:

    “Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino. Mas muito frequentemente o destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana."

    Observe que apesar do impulso em pensar que o culpado seja algo imaginário como Deus, é o destino que encobre a irracionalidade daquilo que é culpa da obra humana.

  • Resposta errada,

    pois, como está escrito no segundo parágrafo, pode-se compreender que apesar do impulso em pensar que o culpado seja algo imaginário como Deus, é o destino que encobre a irracionalidade daquilo que é culpa da obra humana. “Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino. Mas muito frequentemente o destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana.”

    fonte: Grancursos.

  • Extrapolação.

    Não é possível afirmar, de acordo com o texto, que as pessoas responsabilizam o destino com mais frequência que a Deus ou a natureza, já que estes são colocados em patamares iguais na busca pelo culpado pelos desastres.

    "Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino."

    O texto indica, no último período do segundo parágrafo, apenas que o destino frequentemente é visto como mais um desses supostos culpados mais à mão no imaginário.

    "Mas muito frequentemente destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana."

  • resumindo, extrapolou.

  • Gab: Errado.

    ...."Mas muito frequentemente destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana...."

  • Quem nasceu para tomar café, nunca vai tomar chá, pode crê.

    Entrou pandemia, saiu pandemia e eu aqui, só estudando, e sem passar em nada, mas em breve tudo vai ser diferente.

  • essa cebraspe é muito tosca

  • Exxxxxtrapola Cespe!

  • Gabarito: Errado.

    Pela leitura do segundo parágrafo, a "culpa" pelos fenômenos naturais pode atribuída, em um primeiro momento, aos seguintes "personagens":

    1. A Deus
    2. Cruel natureza
    3. Destino (tratado no texto como algo enigmático)  

    "Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino."

    Não há elementos que subsidiem o entendimento de que o destino é o "principal culpado". No período subsequente, o autor apenas esclarece que o destino é apenas uma forma de "mascarar" as obras humanas.

    __

    Equívocos, reportem.

    Sigamos!

  • ERRADO, extrapolação!

    As pessoas não responsabilizam o destino, muito menos de forma mais frequente que a Deus ou a natureza.

    Conforme consta no texto: "destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana."

  •  Quando a natureza atinge a existência humana, o impulso primário é buscar o culpado mais à mão no imaginário. (Pode ser Deus, a cruel natureza ou o enigmático ente a que se denomina destino). Mas muito frequentemente destino é uma expressão que encobre com um véu de irracionalidade o que é apenas obra humana. 

    EXTRAPOLAÇÃO.

    Gabarito: ERRADO.