SóProvas


ID
5652520
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A nova variante se espalhou pelo país, registrando recorde diário de contaminação pela Covid-19. No dia 26 de janeiro de 2022, o Brasil registrou 224 mil casos de Coronavírus, o maior número desde outubro de 2021. Apesar do aumento, o número de mortes é menor em relação ao pico da pandemia no país, provando que as vacinas também funcionam contra a variante. O aumento das contaminações fez o Carnaval de rua ser cancelado nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. (Texto adaptado. Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br, janeiro de 2022).


Qual o nome da variante referenciada no texto acima?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (c).

  • Decepticons e Optimus.

    O cara mandou uns "Transformers" nas alternativas!shaushua

  • Gabarito C

    Variante Alfa: Originalmente conhecida como B.1.1.7, a variante Alfa foi identificada pela primeira vez em setembro de 2020, no condado de Kent, no Reino Unido. Essa linhagem é altamente transmissível e já foi detectada em mais de 80 países.

    Variante Beta: Vista pela primeira vez na África do Sul, esta variante tem a mutação E484K, que está ligada ao escape imunológico, e a mutação N501Y, que é suspeita de ajudar outras variantes a serem mais contagiosas.

    Foi demonstrado que ela é 50% mais transmissível e escapa ao tratamento com anticorpos monoclonais da Lilly, mas não outros. Os exames de sangue e o estudo de vida real sugerem que ela pode infectar pessoas que se recuperaram da Covid-19 e também pessoas que foram vacinadas contra a doença.

    Variante Gama: Inicialmente denominada P.1, foi vista pela primeira vez no Brasil, também possui as mutações E484K e N501Y, além de mais de 30 outras mutações. Foi demonstrado que ela escapa dos efeitos do tratamento com anticorpos monoclonais da Lilly, mas não de outro produzido pela Regeneron.

    Os exames de sangue mostram que a variante Gama pode escapar das respostas imunológicas naturais e induzidas pela vacina.

    Variante Delta: A variante Delta, originalmente conhecida como B.1.617.2, existe desde o final de 2020, mas nos últimos meses tornou-se rapidamente dominante em muitos países. É responsável por mais de 80% dos casos recém-diagnosticados nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

    A variante Delta é mais transmissível, embora não seja muito claro o nível exato do aumento. As estimativas variam de 60% a mais de 200%, dependendo do estudo.

    Um documento do CDC indica que a variante Delta é tão transmissível quanto a catapora (varicela): cada pessoa infectada infecta até oito ou nove, em média. A variante original do coronavírus, observou o CDC, era tão contagiosa quanto o resfriado comum, com cada pessoa infectada infectando outras duas.

    Variante Ômicron: A OMS incluiu, no dia 26 de novembro, essa linhagem na lista de variantes de preocupação. Os casos foram identificados na Botsuana, África do Sul, Hong Kong, Israel, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Itália e Holanda.

    FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/omicron-mu-delta-lambda-e-outras-conheca-as-variantes-da-covid-19-identificadas/