- ID
- 5654503
- Banca
- ADM&TEC
- Órgão
- Prefeitura de Lajedo - PE
- Ano
- 2022
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Texto para a questão a seguir:
Névoas da ignorância
Por Ana Maria Puccinnio, em 03 de Janeiro de 2022.
Acessar um aplicativo de notícias sobre política hoje de amanhã fez surgir em mim o sentimento de que vivemos uma preocupante situação mundial de ignorância. Falta clareza nas notícias e os acontecimentos vão se atropelando, gerando uma guerra de comunicações que, com seus progressivos ataques, estão sobrepujando a objetividade que desejamos ao compartilhar os fatos.
Nesse ambiente caótico, a população fica confusa diante das informações potencialmente falsas – as “fake News” – e cai em um processo de entorpecimento que pode prejudicar a vida em sociedade. O diálogo amistoso está se extinguindo e dando lugar ao debate irracional, grosseiro e rude na Web, nas ruas e nos palanques.
Na minha percepção, esses cenários são a consequência de um contínuo distanciamento da humanidade dos seu propósitos fundamentais: a valorização da vida e dos indivíduos.
Me sinto em um mundo onde as coisas são feitas, permitidas ou mesmo tolhidas sem que exista um debate sincero sobre os temas que cercam as grandes decisões. Ideias e projetos importantes, que poderiam melhorar a vida de todos, emperram no paredão da ignorância e na indisposição de grupos que se negam a buscar um acordo com quem tem pensamentos diferentes.
Falta um esforço comum em busca de uma melhor vida para todos.
Olho novamente o aplicativo e as notícias sobre o Brasil me mostram poderes públicos que têm atuado de forma independente, cada um para si. Desde sempre, falta seriedade na gestão pública em nosso país e, dessa forma, a população fica abandonada por aqueles que deveriam zelar e promover a melhora das condições gerais de vida.
Qual é o significado da autorização de elevação do teto da dívida pública? A inflação está crescendo: vão alterar os juros, ou adotar outros meios para o regresso da inflação? Quais medidas estão sendo tomadas para ampliar o acesso ao saneamento básico? Nosso país tem metas específicas de desenvolvimento tecnológico? As respostas a essas perguntas podem tornar nossas vidas um pouco mais difíceis se não forem tomadas as decisões corretas em favor de todos.
Grandes decisões sendo tomadas por pessoas que não têm um interesse legítimo no bem comum pode ser um verdadeiro problema para as próximas gerações.
Percebo que as medidas atualmente adotadas não vão resolver os problemas estruturais criados pelo controle do dinheiro por grupos de interesses próprios despreocupados sobre o progresso efetivo da humanidade. Há que ser criada uma gestão pública que não fique à mercê dos detentores e controladores do dinheiro.
No século 21, obscurecido pelas densas névoas da
ignorância – onde os fervorosos debates nas redes sociais
parecem não ter fim – poucas pessoas percebem a
pequenez do ser humano diante da grandiosidade dos
desafios da vida. A pandemia revelou que nós não temos a
solução para todos os nossos problemas. A humanidade
precisa de muita ajuda, mas será que realmente quer ser
ajudada para se movimentar e agir beneficamente em prol
de todos?