-
Segundo Prof. Wendell Castellano:
QVT – Qualidade de Vida no Trabalho
Hoje, sabe-se que as pessoas precisam ser felizes. Para que sejam produtivas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratadas equitativamente. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que se refere aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, hora adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis.
Pilares da QVT
Saúde e Esporte, Família/Afetividade, Carreira e Vocação, Cultura e Lazer, Sociedade e Comunidade, Bens e Possessões, Mente e Espírito.
-
Lembrando que a Visão organizacional representa o que a Organização quer ser, o futuro que se pretende, a imagem que deseja alcançar. Tem caráter motivador, de longo prazo e dinâmico.
-
Atualmente, as empresas investem em programas de qualidade de vida para dar suporte ao indivíduo e à empresa, buscando a compreensão de seus funcionários de que a saúde está diretamente correlacionada a aspectos de seu ambiente produtivo, que são:
B. produtividade e qualidade.
-
Segundo Chiavenato (2010, p. 487):
"Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições"
"A competitividade organizacional - e obviamente, a qualidade e produtividade - passam obrigatoriamente pela QVT."