SóProvas


ID
5658367
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com ALMEIDA, sobre controle interno e planejamento da auditoria, analisar a sentença abaixo:


Entre os principais objetivos do planejamento de auditoria, destaca-se a necessidade de identificação prévia dos problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos (1ª parte). O auditor externo ou independente tem a função de acompanhar os aspectos inerentes ao controle interno da empresa a ser auditada, tendo em vista a necessidade de avaliar os controles contábeis e, sobretudo, os controles administrativos, independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade (2ª parte). São ações a serem executadas, por parte do auditor independente, quando da avaliação do controle interno: levantamento do sistema de controle interno; verificação se o sistema levantado está sendo executado na prática pela empresa auditada; avaliação da possibilidade de o sistema de controle interno revelar, de imediato, irregularidades (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • 1ª Parte: Entre os principais objetivos do planejamento de auditoria, destaca-se a necessidade de identificação prévia dos problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos.

     

    CORRETO. De fato, um dos principais objetivos do planejamento de auditoria é a necessidade de identificação prévia dos problemas. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

     

    • adquirir conhecimento sobre a natureza das operações, dos negócios e forma de organização da empresa;
    • planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares;
    • obter maior cooperação do pessoal da empresa;
    • determinar a natureza, amplitude e datas dos testes de auditoria;
    • identificar previamente problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos.

     

    Diante disso, observamos que a 1ª parte da sentença está correta. Vamos analisar a segunda parte.

     

    2ª Parte: O auditor externo ou independente tem a função de acompanhar os aspectos inerentes ao controle interno da empresa a ser auditada, tendo em vista a necessidade de avaliar os controles contábeis e, sobretudo, os controles administrativos, independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade.

     

    INCORRETO. O erro da segunda parte consiste em afirmar que o auditor externo deve avaliar os controles independentemente da influência destes nos relatórios de contabilidade. Na verdade, como o objetivo do auditor independente é expressar uma opinião acerca da adequação das demonstrações contábeis, ele deve avaliar apenas os controles internos que influenciem os relatórios contábeis. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

    Diante disso, observamos que a 2ª parte da sentença está incorreta. Vamos analisar a terceira parte.

     

    3ª Parte: São ações a serem executadas, por parte do auditor independente, quando da avaliação do controle interno: levantamento do sistema de controle interno; verificação se o sistema levantado está sendo executado na prática pela empresa auditada; avaliação da possibilidade de o sistema de controle interno revelar, de imediato, irregularidades 

     

    CORRETO. A terceira parte da sentença apresenta corretamente ações que devem ser executadas pelo auditor independente quando da avaliação do controle interno. Vejamos o que Almeida, na sua obra "Auditoria - Abordagem moderna e completa", nos ensina sobre esse tema:

     

    Diante disso, observamos que a 3ª parte da sentença está correta.

     

    Sendo assim, concluímos que apenas a 1ª e 3ª partes da sentença estão corretas. Portanto, o gabarito da questão é a letra C.

     

     

    GABARITO: LETRA C.

    FONTE: ANDRÉ SANTOS, professor do TECCONCURSO.