SóProvas


ID
5658667
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A proteção do complexo dentino-pulpar deve ser empregada com o objetivo de permitir que a polpa não seja agredida por agentes irritantes externos. Para esse fim, diversos materiais podem ser empregados com bastante eficácia. No que se refere à proteção do complexo dentino-pulpar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao mecanismo de ação, o efeito do MTA induz à formação de uma camada de estruturas cristalinas. Esse efeito é decorrente da reação do óxido de cálcio com os fluidos teciduais e do hidróxido de cálcio, que reage com o CO2 da corrente sanguínea, formando carbonato de cálcio. Uma matriz extracelular rica em fibronectina é secretada em íntimo contato com esses produtos, iniciando a formação de tecido duro. Histologicamente, o que se observa é o estimulo à deposição deste tecido, através de granulações de calcita, ao redor das quais há grande condensação de fibronectina, o que proporciona adesão e diferenciação celular. O inicio da dentinogênese pode ser observado pela polarização nuclear e citoplasmática de células colunares que começam a se organizar ao longo das estruturas cristalinas. Estas células "paliçadas" possuem aparência odontoblástica e são habilitadas a secretar uma matriz tubular de forma polar num padrão de pré-dentina, seguindo o processo normal de formação da barreira dentinária. Além disso, favorecem a produção de citocinas (interleucinas), que estão diretamente envolvidas na estimulação de células formadoras de tecido mineralizado, como tecido ósseo e dentinário, sendo assim considerado um material ativo na formação de tecido duro. A deposição de tecido mineralizado próximo ao MTA também ocorre devido à sua capacidade de selamento, evitando contaminação bacteriana, e à pequena susceptibilidade à dissolução, biocompatibilidade e alcalinidade. Estudos sobre a utilização do MTA como material preenchedor de ápice radicular têm mostrado a capacidade indutora de cementogênese. Esta capacidade do agregado previne inflamação periapical por eliminação de microorganismos que criam respostas inflamatórias.
  • ANALISANDO OS ITENS: A) O cimento de fosfato de zinco juntamente com o ácido fosfórico contido no líquido são substâncias de pH (potencial hidrogeniônico) levemente básico, o que dispensa o uso de materiais de proteção pulpar antes da sua aplicação. ERRADO: O AC FOSFÓRICO TEM PH ACIDO. JA O FOSFATO DE ZINCO TEM PH ÁCIDO, PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA HORA APOS INSERÇÃO NA CAVIDADE, SENDO NEUTRALIZADO APOS 24 A 48 HORAS. B) O hidróxido de cálcio é o ingrediente principal em vários materiais para forramento e na formulação base de cimentos porque é antimicrobiano, tem alto pH (potencial hidrogeniônico) e estimula a formação de dentina secundária (ou reacional). GABARITO DA QUESTÃO. PORÉM, O ITEM FAZ PARECER QUE A BANCA CONSIDEROU DENTINA REACIONAL (3°) COMO SINÔNIMO DE DENTINA SECUNDÁRIA (FISIOLÓGICA). DE FATO, O HIDROXIDO DE CÁLCIO ESTIMULA DENTINA SECUNDÁRIA, POREM ESTA NAO É REACIONAL. C) Ao contrário dos materiais para forramento, as bases são aplicadas em camadas mais finas (menor que 0,75mm) abaixo de materiais restauradores para proteger a polpa de traumas térmicos, choques galvânicos e irritação química. ERRADO, TAL DESCRIÇÃO REFERE-SE AOS FORRADORES, E NÃO ÀS BASES. D) Tanto o MTA (Agregado de Trióxido Mineral) quanto o hidróxido de cálcio passam por uma transformação para carbonato de cálcio, como resultado da exposição ao dióxido de carbono no sangue e fluidos orais, causando aumento de sua efetividade antimicrobiana. TODO O ENUNCIADO ESTÁ CORRETO, EXCETO AO FINAL, POIS A FORMAÇÃO DE CARBONATO DE CALCIO SE ASSOCIA À CAPACIDADE DE FORMAÇÃO DE BARREIRA DENTINÁRIA E CAPACIDADE DE INDUÇÃO DE MINERALIZAÇÃO, NAO SE RELACIONANDO DIRETAMENTE COM EFETIVIDADE ANTIMICROBIANA. MAS DE FATO, MTA E HIDROXIDO DE CALCIO TÊM MECANISMOS DE AÇÃO SEMELHANTES.
  •  O hidróxido de cálcio (CaOH2), ao entrar em contato com a polpa, se dissocia em íons cálcio (Ca2+) e íons hidroxila (OH-), provocando cauterização química superficial do tecido pulpar, devido ao seu pH alto. O aumento do pH, deixa o meio mais alcalino, favorecendo a deposição de minerais, pelo estímulo dos odontoblastos, e a inibição da proliferação de bactérias.

  • Questão passivel de recurso, dentina secundaria nesse caso seria a reparadora. NÃO A REACIONAL. Reacional seria no momento do ataque de carie pelos odontoblastos.

  • Realmente, não achei nenhum item correto :(