SóProvas


ID
56593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Atento ao fato de que as entidades públicas devem oferecer serviço de qualidade a seus usuários, o dirigente de um órgão público
pretende adotar procedimentos internos considerados relevantes para a qualidade do atendimento. Em face dessa situação, cada um
dos seguintes itens apresenta uma proposta de procedimento a ser adotado pelo referido órgão, que deve ser julgada certa se constituir
procedimento relevante para a melhoria da qualidade no atendimento ao usuário, ou errada, em caso negativo.

O órgão deve se dispor a rever os padrões de qualidade definidos e mudar a conduta em questão de acordo com a opinião expressa pelos usuários.

Alternativas
Comentários
  • O USUÁRIO É O PATRÃO - o fim é sempre o interesse coletivoA moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
  • DECRETO Nº 6.932, DE 11 DE AGOSTO DE 2009.Art. 12. Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal deverão aplicar periodicamente pesquisa de satisfação junto aos usuários de seus serviços e utilizar os resultados como subsídio relevante para reorientar e ajustar os serviços prestados, em especial no que se refere ao cumprimento dos compromissos e dos padrões de qualidade de atendimento divulgados na Carta de Serviços ao Cidadão. § 1o A pesquisa de satisfação objetiva assegurar a efetiva participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados, possibilitar a identificação de lacunas e deficiências na prestação dos serviços e identificar o nível de satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados.
  • ComplementandoNão somente cabe ao usuário a iniciativa como também o própio servidor:DECRETO Nº 1.171Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.
  • Capacidade de adaptação é fundamental atualmente, principalmente quando estamos falando de atendimento ao público. Os anseios da sociedade estão em constante transformação. 

    Para fazer face a essas mudanças, a administração deve sempre rever seus padrões com o intuito de se adaptar às novas circunstâncias impostas.
    Outro ponto importante é saber ouvir os cidadãos, entender as suas necessidades. Mais uma vez, as organizações não vivem em sistemas fechados. Elas têm um propósito: o interesse público, no caso dos órgãos públicos.

    Sendo assim, guiado pela coletividade, a opinião dosusuários irá pautar as ações do setor público.

    Gabarito: C
  • O fim é o interesse público!

  • decreto_no_6.932_de_11_de_agosto_de_2009.§ 1o A pesquisa de satisfação objetiva assegurar a efetiva participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados, possibilitar a identificação de lacunas e deficiências na prestação dos serviços e identificar o nível de satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados.

    CERTO

  • Questão atualizada conforme Dec. 9094/2017. Vide art. 20:

    CAPÍTULO VII

    DA AVALIAÇÃO E DA MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

    Art. 20.  Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal deverão utilizar ferramenta de pesquisa de satisfação dos usuários dos seus serviços, constante do Portal de Serviços do Governo federal, e do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e utilizar os dados como subsídio relevante para reorientar e ajustar a prestação dos serviços.

    § 1º  Os canais de ouvidoria e as pesquisas de satisfação objetivam assegurar a efetiva participação dos usuários dos serviços públicos na avaliação e identificar lacunas e deficiências na prestação dos serviços.

  • Gabarito CERTO

    Decreto nº 1.171/1994

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;