SóProvas


ID
56599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

No trabalho em equipe, normas básicas asseguram a qualidade dos resultados e o bom clima entre os integrantes. Acerca desse tema,
julgue os próximos itens.

A comunicação deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradável para a outra, mas de maneira que não seja ameaçadora nem ofensiva.

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 1171...VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
  • apesar de ser uma crítica, ela deve ter o tom de construtiva.
  • Reforçando a idéia da crítica construtiva: Lei N 8.112Art. 117. Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001) V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;
  • Comunicação Assertiva = comunicar-se de maneira aberta e franca, sem provocar constrangimento e conflitos.
    As pessoas não assertivas são manipuladora, agressivas e/ou passivas.
  • Assertividade é:
    - viver e usufruir os seus direitos;
    - reconhecer e expressar os seus sentimentos e emoções;
    - solicitar o que você quer;
    - expressar os seus pontos de vista sobre assuntos, idéias, ideais, e conceitos;
    de forma direta, com integridade, honestidade e respeito aos outros.

    - Assertividade não é ser "sincero" com os outros.
    - Assertividade não é você ter "pontos de vista sobre pessoas".
    - Assertividade não é julgar os outros.
    - Assertividade não é por para fora tudo o que você pensa.
    - Assertividade não é você se mascarar ou se camuflar.
    - Assertividade não é evitar conflitos e críticas.

    Fonte: http://www.merkatus.com.br/10_boletim/182.htm
  • A Comunicação Assertiva

    Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.

    Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é  comunicar-se de maneira  franca e aberta, feita de maneira adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

    A falta de assertividade é comum por ser  causadora de muitos conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação.

    Comportamento não assertivo:


    - passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante,  na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com frequência uma postura defensiva.

    - agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” ao invés de “Líder”.      

    - manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudoelegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.

    A pessoa de comportamento assertivo:
    - olha nos olhos quando fala
    - é comedida
    - é segura
    - tem expressão corporal condizente com as suas palavras
    - fala com elegância e naturalidade
    - controla suas emoções
    - expressa calma, e objetiva

    Reinaldo Passadori
    www.passadori.com.br

  • CERTO!

    Assertividade é ir direto ao ponto sem embromar nem deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é virtude, mesmo que isso signifique dizer não e desagradar ao outro.


  • Assertividade é ir direto ao ponto sem embromar nem deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é virtude, mesmo que isso signifique dizer não e desagradar ao outro.

    Chefes assertivos também podem ser duros por dizer coisas "na lata" - embora não latam. Eles são rígidos e não cães ferozes pronto a te tragar, por isso podem chocar os que preferem enrolar, estes têm medo de magoar e preferem dar uma de subentendido, em vez de dar informações na "lata da assertividade".

    Outra vantagem do bom comunicador é que ele nunca dá margem à dúvida. Para ele, é preferível esgotar todos os assuntos a gastar seu tempo e eficiência  goela abaixo.

    o oposto da comunicação assertiva é a comunicação mitigada que dá margem à dupla interpretação, próprio das pessoas inseguras ou despreparadas. Mas cuidado! Não confunda assertividade com crueldade.

    Imagine que você tem um chefe que deve dispensar um funcionário. Se for um mitigador, o big boss dirá algo como: "a empresa infelizmente está tendo que fazer um corte de pessoal e, por motivos que não me foram explicados, você está na lista. Lamento muito". Um chefe cruel, sentenciará: "você está fora, cara, não temos lugar para um incompetente como você". Enquanto o assertivo provavelmente diria algo assim: "Estou comunicando seu desligamento da empresa porque a expectativa que a empresa tinha de você é diferente da que você tem a oferecer".

    A verdade sempre será preferível e ela não pode ser substituída por nada. A assertividade tem compromisso com ela e, é bom lembrar, também tem compromisso com a elegância, por isso a importância da forma.

     

    Fonte:http://blogs.estadao.com.br/papo-de-lider/o-que-e-comunicacao-assertiva/?doing_wp_cron=1392912007.0979750156402587890625

  • Notícia... teu pai faleceu. Não ataquei, mas foi desagradável o que falei.

  • Quando se conversa com as pessoas, são emitidos três tipos de comportamentos diferentes: agressivo, passivo (ou submisso) e assertivo.

     

    A terceira forma de agir se chama comportamento assertivo, ou assertividade, e se refere à pessoa que consegue agir em prol dos próprios interesses, se afirmar sem ansiedade elevada, expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, exercitar os próprios direitos sem negar os alheios. 

     

    Fonte: Ribas e Salim

  • CERTO