SóProvas


ID
56695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

A diferença entre fragmentação interna e externa é que a primeira ocorre na memória principal, e a segunda, no disco.

Alternativas
Comentários
  • Tanto a fragmentação interna quanto a externa são indesejáveis, porque causam desperdícios na RAM:Fragmentação interna: ocorre na alocação estática, nos espaços livres que sobram em cada bloco, ao se encaixar um novo processo;Fragmentação externa: ocorre na alocação dinâmica, nos espaços livres que se formam, quando um ou mais processos terminam.
  • Vamos dar um exemplo para ficar mais claro.Se você formatar uma partição com clusters de 32k, você terá fragmentação interna no cluster sempre que alocar um arquivo menor que 32k. Vai literalmente subutilizar o cluster e consequentemente o disco.A framentação externa é aquela que resolvemos usando DEFRAG. É quando o seus dados fica em espaços não contíguos do HD.
  • ERRADO.
    A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. A fragmentação externa ocorre no particionamento dinâmico.
    No particionamento dinâmico, cada processo submetido à execução recebe o tamanho necessário para se comportar por completo na memória. Assim, a memória principal é subdividida em segmentos de tamanho variado. No particionamento fixo, a memória é subdividida em blocos de tamanho fixo (iguais ou não) chamados em páginas, blocos ou frames.
    Na memória principal eu posso realizar o particionamento dinâmico ou fixo. Então a questão está errada.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fragmenta%C3%A7%C3%A3o

    []s
    Marcelo
  • Da paginação, que é a divisão da memória em espaços fixos, os dois problemas mais comuns são a fragmentação interna e a externa. A primeira ocorre quando um programa aloca menos espaço do que a é possível colocar na partição, havendo uma sobra; o segundo, quando nenhuma partição é capaz de suprir o necessário para o programa e não há espaço contíguo para alocá-lo.

  • Na minha opinião o grande problema da questão é a parte que fala que uma das fragmentações é no disco e outra é na memória, fato esse que é independente. Tanto a fragmentação externa como a interna podem ocorrer nos dois locais.

    Uma observação: Na paginação há fragmentação interna. Como ela determina "espaço fixos"=páginas não fragmentação externa.
  • Eu sempre pensei que fragmentação fosse um conceito que independesse de se é na memória principal ou se é em disco.
  • Ambas as fragmentações ocorrem na memória principal, exclusivamente quando o método de alocação é contíguo.

    Fragmentação externa: "Conforme processos são carregados na memória e dela removidos, o espaço de memória livre fica dividido em pequenos pedações. A fragmentação externa ocorre quando existe espaço total de memória suficiente para atender uma solicitação, mas os espaços disponíveis não são contíguos".

    Fragmentação interna: "Considere um esquema de alocaçao de partições múltiplas com um intervalo de 18.464 bytes. Suponha que o próximo processo solicite 18.462 bytes. Se alocarmos exatamente o bloco solicitado, ficaremos com um intervalo de 2 bytes. O overhead para administrar o uso desse intervalo será substancialmente maior do que o intervalo em si. A abordagem geral para evitar esse problema é dividir a memória física em blocos de tamanho fixo e alocar a memória em unidades com base no tamanho do bloco. Com tal abordagem, a memória alocada a um processo pode ser ligeiramente maior do que a solicitada. A diferença entre esses dois números é a fragmentação interna - memória interna a uma partição que não está sendo utilizada".


    Destaques de Silberschatz. Fundamentos de SO. 8º edição, página 171.

  • ambas ocorrem na memória

  • Ambas ocorrerem na Memória principal

    -> fixa - Programas são alocados na inicialização do S.O

    -> dinâmica - Fragmentação Externa - Programas que vão deixando a memória, deixando espaços cada vez maiores de fragmentos.

    Fragmentos - São restos de espaços não utilizado, desperdiçados e espalhados por toda a memória.