SóProvas


ID
567520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

De acordo com a perspectiva construtivista no estudo das relações internacionais, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O comportamento dos agentes políticos internacionais — Estados, organismos internacionais e organizações não governamentais, por exemplo — pode ser previsto pela análise racional e dedutiva, sendo as instituições dotadas dos mesmos atributos psicológicos e cognitivos dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Essa ideia de instituições (mais especificamente os Estados) terem atributos psicológicos dos individuos vem do Realismo (Leviatã, Antropomorfização dos Estados).  Também encontrei no neorrealismo a intenção de prever o comportamento dos Estados, mas a partir de uma analise quantitativa, dizendo que as atitudes dos estados são tomadas a partir do calculo do que é mais vantajoso. Ao mesmo tempo, o Neoliberalismo também acredita nessa possibilidade de racionalização do comportamento das instituições.

    Não consegui identificar exatamente qual a teoria que a a afirmação se refere, mas tem muito pouco de Constrituvismo.

    ERRADO
  • Gabarito: ERRADO

    No construtivismo, os a gentes não possuem os attributos psicológicos dos indivíduos, como, por exemplo, no Realismo. No construtivismo, não há antecedência ontológica entre agentes e estrutura, ou seja, para os construtivistas uma coisa não surgiu antes da outra. Significa dizer que no mesmo momento em que os agentes constituem a estrutura, a estrutura constitui os agentes. 

  • Gabarito: Errado

     

    O erro deste item é afrmar que o comportamento dos agentes políticos internacionais pode ser previsto por uma análise racional e dedutiva. Segundo os construtivistas, o sistema internacional é intersubjetivo, ou seja, não é formado de forma racional e objetiva, sendo uma construção social desenvolvida ao longo da história. As estruturas-chave do sistema de Estados são, portanto, intersubjetivas ao invés de materiais.

     

    Os interesses e as identidades dos Estados são construídos por essas estruturas sociais e não determinadas pela natureza humana ou pela política doméstica (SAFARI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais, p. 260). Não se pode determinar de maneira categórica que um Estado terá uma relação conflituosa com outro Estado, como afrma o realismo, já que o processo de relação entre Estados depende do processo de formação de identidade entre eles.
     

    Fonte: 7000 Questões da CESPE