SóProvas


ID
567580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Considerando as questões de segurança e sua presença na agenda da política externa brasileira, além de aspectos relacionados ao terrorismo no plano global, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Os ataques às Torres Gêmeas de Nova Iorque, ocorridos em setembro de 2001, marcaram o início de uma escalada do terrorismo internacional, que, perdurando até o presente, está associada à ocupação do Iraque pelos EUA, à campanha no Afeganistão bem como às reações a esses eventos em diferentes regiões.

Alternativas
Comentários
  • O terrorismo internacional não começou em 11/09. Vide o atentado contra o avião da Pan Am   duas décadas antes !!
  • O item nao afirma que o terrorismo internacional comecou em 2001, mas que o atentado ao WTC marcou o inicio de uma escalada desse tipo de acao. Ate ai, acredito que o item esteja correto. Talvez o CESPE considere que essa escalada nao perdura ate o presente. Eu errei porque a quantidade de atentados terroristas continua alta em paises como o Iraque, por exemplo...
  • Concordo plenamente com a Clarice, errei pelo mesmo motivo, inclusive. De fato, a única explicação possível para o gabarito é o Cespe considerar que a escalada não continua até hoje.  Não tenho dados, mas, se considerarmos que há escalada enquanto o número de atentados crescer no cômputo anual, é bem possível que ela tenha de fato terminado, afinal houve mais atentados no Iraque alguns anos atrás do que agora, por exemplo, apesar de eles ainda serem muitos.
  • A minha dúvida na questão fica na parte que relaciona o terrorismo e o 11/11 com a ocupação do Iraque pelos EUA. O principal argumento americano era que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Alguns argumentavam que Saddan tinha relações com a Al-Qaeda, mas "no final de 1998, Clinton anunciou metas a serem estabelecidas no Golfo: manutenção de contingente militar, inclusive com capacidade de bombardeamento, confirmação das sanções e retorno dos inspetores da AIEA, além de verbas - cem milhões de dólares - aprovadas pelo Congresso para a derrocada de Hussein" (Arraes, http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292004000100006&script=sci_arttext).

    Fica minha dúvida...

    Abraços
  • Os atentados de 11/09 não marcaram o início de uma escalada do terrorismo internacional. Ele já existia antes do ataque às torres gêmeas e continuaram existindo após o evento. O que mudou foi a reação dos EUA e de seus aliados aos grupos terroristas. O conceito de "war on terror" pautou a política externa do governo George W. Bush após os ataques. Um exemplo de ato terrorista internacional de grande proporção, foi o ocorrido nas Olimpíadas de Munique em 1972.
  • Eu errei essa questão e acredito que ela esta errada por dois motivos: Desde o fim da ocupação russa no afeganistão em 1989 alguns grupos islâmicos radicais vêm promovendo atentados, sejam os atentados ao proprio World Trade Center em 1993 ou os atentados contra as embaixadas americanas no Quénia e na Tanzânia em 1998 ou seja a chamada escalada do terrorismo vem desde o inicio da década de 90. Alguns falaram de munique nos anos 70 e do atentado contra o avião da Pan Am nos anos 80, mas essa onda de terrorismo, apesar de promovida por elementos ligados a grupos radicais ismaelitas, não é a mesma promovida por Bin Laden e seus associados, já que aquela tinha fortes ligações com a causa palestina e era finaciada pelo o regime líbio do senhor Muamar Kadaff. Outro ponto onde se pode apontar o erro da questão é que hoje as ações terroristas destes grupos não têm mais ultrapassado as fronteiras do ocidente tendo ficado restrita a países conflituosos do oriente médio e arredores, tornado-se uma questão domestica ou no máximo regional e não mais internacional.    
  • Existem diversas razões para o terrorismo, desde pretensões separatistas até questões religiosas. Todavia, dentro do contexto do Choque de Civilizações, de Samuel P. Huntington, o Pan-arabismo surgido no Egito de Nasser é colocado com causa fundamental deste terrorismo que surge na mídia ocidental como ameaça às potências. 

  • O ataque às torres gêmeas de Nova Iorque, cometido pela Al-Qaeda, marcou o início de uma escalada NO COMBATE ao terrorismo internacional, que perdura até o presente. Após setembro de 2001, os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional que no mesmo ano ocupou o Afeganistão, onde os norte-americanos ainda mantêm efetivos militares. Os EUA também invadiram o Iraque, em 2003, e depuseram o ditador Saddam Hussein, retirando-se do país em 2008. Gabarito: Errado 

    pontodosconcursos

  • Esse gabarito é duvidoso e as justificativas dão margem à controvérsia. É o tipo de questão que vc aprende ser errada pq a Cespe disse que é e os colegas conseguem especular ou argumentar a razão disso.
  • Deve estar errada pela parte da "escalada". Apesar de ainda ter muitos ataques, a série histórica de aumento já terminou. Encontrei uma notícia de 2015 (então, talvez não se aplique) dizendo que o número de ataques terroristas no mundo caiu 9% em 2016, segundo EUA. De acordo com relatório do Departamento de Estado, número de mortes foi 13% menor em relação a 2015. 

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/numero-de-ataques-terroristas-no-mundo-caiu-9-em-2016-segundo-eua.ghtml

     

  • "Errado. A visão apresentada por este item defende o pensamento da vertente que acredita que os atentados do 11 de setembro apenas mudaram a agenda internacional e não foram significativos, em termos numéricos, no aumento do terrorismo. Muitos autores especialistas na questão não concordam com essa visão. O item está incorreto porque os anos 1990 já marcaram um aumento do número de ataques a nível mundial. O que Samuel Huntington chamou de 'Choque das Civilizações', representou, com o fim da Guerra Fria, uma escalada de conflitos e guerras civis no contexto internacional (...). Desde o começo dos anos 1990, o Conselho de Segurança trata regularmente de questões relacionadas ao terrorismo (...). A partir de 2001, com os ataques terroristas às Torres Gêmeas de Nova Iorque, houve uma centralidade da temática na agenda internacional e uma maior disposição da comunidade internacional em reforçar as medidas de prevenção e repreensão do fenômeno. (...) A intervenção no Afeganistão em 2001 marcou, igualmente, uma nova maneira de lidar com a questão, incentivando intervenções militares preventivas, o que ficou conhecido como Doutrina Bush" (NEGREIROS, P. Como passar).

  • Pessoal, a ocupação do Iraque pelos EUA não tem nada a ver com terrorismo internacional.

    Como observou o Filipe, o argumento norte-americano para a invasão era que o Iraque tinha armas de destruição em massa.