SóProvas


ID
567583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia moderna, estruturada no século XIX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A guerra franco-prussiana é considerada episódio central para o desenvolvimento da geografia na França, visto que a derrota francesa foi creditada, em parte, à superioridade da reflexão e do conhecimento geográfico alemães.

Alternativas
Comentários
  • A geografia tradicional começa na Alemanha, com F. Ratzel, que imprime o conceito de "espaço vital". Por meio desse termo, Ratzel afirmava que, assim como um organismo, um território precisa de espaço mínimo para sobreviver e, por conseguinte, desenvolver-se. A menção é oportuna considerando o contexto histórico, já que o período era de expansionismo das potências europeias.
    Foi assim, em meio a esses avanços da Prússia (Alemanha unificada em 1871) e da França por conquista de territórios, que ocorreu a guerra franco prussiana e, como resultado, o surgimento da escola francesa de geografia, fundada por Vidal de La Blache, após a França perder a guerra. La Blache foi influenciado por Ratzel e postulou sua teoria fazendo uma crítica à matriz ratzeliana.
    Dessa forma, realmente é possível pensar em superioridade alemã  em questões geográficas (no momento descrito) e na guerra franco-prussiana como ponto de partida para o desenvolvimento de uma escola geográfica francesa.

  • A partir da guerra franco prussiana a disciplina de geografia virou obrigatoria nas escolas francesas.

  • França perdeu território para os alemães e após isso a geografia foi obrigatória nas escolas.

    Brasil sofreu a ditadura militar e ainda hoje tem gente pedindo a volta dos militares.

    Singela diferença de quem aprende com os erros.

  • CERTO.

     

    A chamada Escola Francesa (Possibilismo) é posterior à Escola Alemã (Determinismo). Em meio ao processo de formação do Estado alemão, entre as diversas disciplinas estimuladas, estava a Geografia, que estudava não apenas o território alemão, como também aquele em seu entorno. Após a guerra, verificadas as vantagens que se podem obter por meio de um bom conhecimento geográfico, o Estado francês começou a incentivar estudiosos a desenvolverem no país um entendimento geográfico, principalmente sobre a França e suas colônias. O geógrafo francês Paul Vidal de La Blache, nesse sentido, desenvolve o conceito de gêneros de vida para contestar a teoria alemã de Friedrich Ratzel, segundo a qual à população nacional se deveria garantir um espaço-vital. O Possibilismo de La Blache, em que os homens podem transformar o meio em que vivem, opõem-se, assim, ao Determinismo de Ratzel, onde as relações homem e meio são determinadas pelas condições naturais.

     

    Fonte: 7000 Questões comentadas do CESPE.

  • Por informação,

    A vitória alemã foi indiscutível e tornou o Império Alemão o país mais poderoso da Europa continental. A paz foi assinada em 10.05.1871, na cidade alemã de Frankfurt.

    O Tratado de Frankfurt estipulava aos franceses:

    • Pagamento de indenização de 500 milhões de francos aos prussianos.
    • Cessão ao Império Alemão dos territórios da Alsácia e norte da Lorena
    • Ocupação por tropas alemãs em certas partes do território francês enquanto a indenização não fosse paga.
    • Reconhecimento de William I como imperador alemão.

    Fonte:https://www.todamateria.com.br/guerra-franco-prussiana/