-
A primeira parte da assertiva está correta. O surgimento das escolas nacionais é decorrente da necessidade de criação das identidades culturais (discurso nacionalista). Entretanto, não havia dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas. Prova disso era a troca de idéias entre os representantes da escola alemã e da escola francesa.
-
Inclusive, é exemplificativo o caso da geógrafa estadunidense que foi à Alemanha estudar com F. Ratzel. Ellen Semple acabou traduzindo seus livros para o inglês e, com isso, ajudou a introduzir a vertente determinista nos EUA.
-
O erro da questão não está na dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas. A despeito desses casos pontuais de integração entre geógrafos de diferentes nacionalidades, havia, sim, divergências entre eles, em particular entre franceses e alemães, o que levou a essa criação de escolas nacionais. O erro da questão está na afirmação de que a geografia decorreu da necessidade de criação de identidades culturais. Na verdade, ela surgiu da necessidade de conhecer e explorar o território das colônias que, naquela época, eram estabelecidas na África e Ásia.
Trecho do Manual do Candidato de Bertha Becker:
"Os grandes confrontos territoriais a que se assiste na época giram principalmente em torno dos nacionalismos, convertendo as questões territoriais em temas relevantes, quer no que se refere às novas nações, à rivalidade entre as grandes potências de então - Inglaterra, França, Alemanha e Rússia - quer no que diz respeito à formação e consolidação dos impérios coloniais.
A essa conjuntura sociopolítica juntava-se um contexto de afirmação dos estudos geográficos que se definiam em torno das relações entre os homens e o ambiente em que viviam. Essa orientação geral da geografia aparecia, contudo, marcada por diversos matizes, uma vez que o movimento de constituição do pensamento geográfico moderno conheceu conjunturas e contextos de formulação díspares, o que alimentou diferenciações internas e polêmicas, até porque essa geografia se institucionalizou em 'escolas nacionais'."
-
A Fernanda Souza está correta, conforme consta no Como Passar em Concursos Cespe. 7.000 Questões Comentadas:
"Errado. O surgimento de escolas nacionais decorreu não da necessidade de formação de identidades culturais, mas da necessidade de
conhecer o terreno dos Estados nacionais que se consolidavam. Embora tal conhecimento ajudasse a formar uma identidade cultural, não se
pode afirmar que essa fosse a razão para a criação das escolas nacionais, já que se tratava mais de um contexto histórico de solidificação
dos Estados nacionais, em que era necessário ter a maior quantidade possível de informações acerca dos componentes do Estado;"
-
Não surgiu da necessidade de criação de uma identidade cultural, pois essa identidade cultural já existia desde o princípio da formação desses estados nacionais. Não houve dificuldade de integração entre os geógrafos, pois, apesar de defenderem teorias que são em essência opostas, muito do estudo de Ritter é parte fundamental para conceitos desenvolvidos por La Blache. Então, apesar de não haver um alinhamento, há uma integração. O surgimento das escolas nacionais é, sobretudo, ligado ao contexto histórico de expansionismo e consolidação de territórios nacionais.
-
Errado. O surgimento de escolas nacionais decorreu não da necessidade de formação de identidades culturais, mas da necessidade de conhecer o terreno dos Estados nacionais que se consolidavam. Embora tal conhecimento ajudasse a formar uma identidade cultural, não se pode afirmar que essa fosse a razão para a criação das escolas nacionais, já que se tratava mais de um contexto histórico de solidificação dos Estados nacionais, em que era necessário ter a maior quantidade possível de informações acerca dos componentes do Estado;
Fonte: Como Passar - Concursos de Diplomacia e Chancelaria