-
Os Limites do Crescimento é um livro escrito em 1972 que modelou as consequências do crescimento rápido da população mundial considerando os recursos naturais limitados, comissionado pelo Clube de Roma. Seus autores foram Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jørgen Randers, and William W. Behrens III.
O livro utilizou um sistema computacional (World3) para simular as consequências da interação entre os sistemas do planeta Terra com os sistemas humanos.
Cinco variáveis foram examinadas no modelo original, assumindo-se que o crescimento exponencial descreve acuradamente seus padrões de crescimento: população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos e esgotamento de recursos.
-
Não concordo com o gabarito da banca. Na verdade, o conceito de desenvolvimento sustentável originou-se com o relatório "Nosso Futuro Comum", ou "Bruntland", de 1982. O relatório "The Limits to Growth" tinha, ao contrário, uma visão zerista e preservacionista.
-
CERTO.
O relatório “Limites do crescimento” foi resultado dos trabalhos encomendados pelo Clube de Roma – grupo que estuda o meio ambiente e os efeitos das ações humanas sobre ele – e publicado em 1972. Também conhecido como “Relatório Meadows”, devido à liderança de Dana Meadows nos trabalhos, esse documento estabeleceu-se como um dos mais importantes sobre meio ambiente já publicados. Entre os temas abordados, encontramos a questão do futuro do desenvolvimento da humanidade e a do impacto que tal desenvolvimento terá no meio ambiente. O conceito de ecodesenvolvimento, elaborado pelo Relatório, é o antecessor direto do desenvolvimento sustentável. A partir do relatório do Clube de Roma começa-se a pregar a idéia de que utilizar os recursos naturais hoje não pode causar consequências irreversíveis às gerações futuras.
Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.