SóProvas


ID
567823
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A síntese da amônia a partir dos gases hidrogênio e nitrogênio era um dos grandes desafios da humanidade entre o final do século XIX e o início do século XX. O maior problema envolvido nessa reação era a baixa conversão em amônia, que inviabilizava a produção em escala industrial. O estudo do equilíbrio químico dessa reação envolveu diversos cientistas, sendo Fritz Haber o nome mais celebrado, por obter as condições reacionais como temperatura, pressão e catalisadores, que permitiram a produção de amônia em grande escala. Considere que, em um sistema fechado, tal processo atingiu o equilíbrio com pressão de 1,0 atm e temperatura de 450 K. Sabendo-se que essa é uma reação exotérmica, analise as afirmativas a seguir.
I – É possível formar mais amônia com a pressão de 1,0 atm se a temperatura for menor que 450 K.
II – Na temperatura de 450 K e pressão de 1,0 atm, não há formação de amônia, porque o processo está em equilíbrio.
III – Com a pressão em 1,0 atm e a temperatura de 450 K, é possível formar mais amônia, utilizando um catalisador.
IV – Para formar mais amônia na temperatura de 450 K, é preciso que a pressão seja maior que 1,0 atm. /
São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - CERTA. A diminuição da temperatura favorece reações exotérmicas, nesse caso deslocando o equilíbrio para formar mais NH3.

    II - ERRADA. O equilíbrio é dinâmico e não estático, ou seja, no equilíbrio temos reagentes se transformando em produtos e produtos em reagentes. Está em equilíbrio porque a velocidade da reação direta e inversa são iguais e as concentrações constantes.

    III - ERRADA. O catalizador apenas acelera a reação, diminuindo a energia de ativação.

    IV - CERTA. O aumento da pressa desloca o equilíbrio no sentido em que tem menos mols de gás, nesse caso no sentido de formação da NH3.

    GAB: A