SóProvas


ID
56935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros elementos, a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes e gestão de correspondência e de documentos vitais.

Alternativas
Comentários
  • Algum colega poderia tentar explicar essa?

    Para mim a assertiva está errada ou eu estou confundindo nível intermediário com arquivos intermediários? Marquei errado devido a expressão "elaboração de sistemas de arquivos correntes", isso não seria feito na fase de produção na gestão de documentos?

    A gestão de documentos é um conjunto de procedimento e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento.
  • Bom dia!
    Também estou com dúvida nessa assertiva. Não consegui entender.
    Tive a mesma dúvida do colega acima.
    Alguém poderia esclarecer?
  • Essa tá flórida, concordo com Yves, pois a fase intermediária da gestão de documentos é a fase de utilização, e é na primeira fase- produção- que são elaborados os formulários, são estabelecidos padrões etc. O melhor seria ver a justificativa da banca, o administrador do QC bem que poderia ajudar não é?


  • Segundo a Unesco, conforme o trabalho de James Rhoads, há quatro níveis de aplicação de programas de gestão de documentos:

    - o nível mínimo estabelece que o governo deve contar, ao menos, com programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles de valor permanente;
    - o nível mínimo ampliado complementa o primeiro, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
    - o nível intermediário compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos que consistem geralmente, em elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos corrente, gestão de correspondência e documentos vitais etc.;
    - o nível máximo inclui todas as atividades já descritas, complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos de automação etc.

    Jardim - O conceito e a prática de gestão documentos

  • Pessoal, o comando da questão fala que a referência é o texto "O conceito e a prática da gestão de documentos" do josé Maria jardim. Ele não está falando das fases do ciclo documental e sim dos níveis de aplicação da gestão de documentos, assim como transcrito pelo colega Jean Lemos.


    Aqui está a referência para quem quiser dar uma olhada: http://arquivar.com.br/site/wp-content/uploads/2007/09/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf