SóProvas


ID
56947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao diagnóstico da situação arquivística, julgue os
itens subsequentes.

O diagnóstico da situação arquivística do TRT da 17.ª Região é do tipo maximalista.

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao diagnóstico arquivístico, existem duas abordagens: a minimalista e a maximalista. Nesta, o diagnóstico é iniciado do macro para o micro, ou seja, feito a partir de uma visão geral e institucional. Por sua vez, naquela – a minimalista –, tem-se por base um diagnóstico realizado de forma inversa, isto é, feito a partir de uma visão mais específica da instituição para a mais ampla.
    Como o TRT é um Tribunal que opera causas de natureza trabalhistas, é necessário que primeiro se verifique a existência de processos dessa natureza (micro) para, só daí, então, classificá-lo como documento arquivístico pertencente àquele tribunal (macro), em vez de outro tribunal qualquer.
  • Segundo LOPES, existem duas abordagens de diagnóstico, a maximalista e minimalista que nosso entendimento são diferenciadas como: Maximalista - diagnóstico feito a partir de uma visão geral e da instituição. Minimalista - diagnóstico feito a partir de uma visão mais específica da instituição/ setores de trabalho.


    E para realizar o diagnóstico situacional arquivístico do TRT não se faz necessário uma visão geral de todos os departamentos que compõe o tribunal, visto que a necessidade é APENAS O DIAGNÓSTICO DO ARQUIVO, OU SEJA VISÃO ESPECÍFICA e não o tribunal por completo. Por esta razão, a questão esta errada, e o diagnostico deve ser o MINIMALISTA.

  • Diagnóstico minimalista: este tipo de diagnóstico levanta informações para o projeto arquivístico considerando a instituição em uma visão específica – seus departamentos, seus clientes, seus serviços, seus materiais, etc. Estuda os processos ao nível de realização das atividades, como pagamentos, gestão de pessoas, vendas, projetos, etc. 

    Diagnóstico maximalista: este tipo de diagnóstico levanta informações para o projeto arquivístico considerando a instituição em uma visão geral e completa – sua história, seu ambiente de atuação, sua missão, as leis que regem sua atuação. Estuda a instituição como um todo, considerando seus objetivos organizacionais e as ações para alcançá-los.


    Fonte: Prof.: Mayko Gomes