-
O diagnóstico, é a constatação das falhas que prejudicam o funcionamento eficiente do arquivo. O diagnóstico é a coleta de informações da instituição, finalidade, estrutura.
Passo a passo do diagnóstico:
- Visitar o local físico do arq dos docs.
- Identificar os dados do acervo atual, tramitação, dados principais,
- caracterizar quanto à forma, espécie...
- Levantar dados sobre suporte, conservação, preservação
- mapear, identificando as funções que geraram os docs.
- identificar situações que prejudicam o acesso, condições ambientais
-
Ex: de não orgânico Biblioteca.
-
Informações não orgânicas são aquelas que são mantidas no setor para dar apoio as ações. Ex. Dicionário, CLT, Lista Telefônica e etc.
Informações orgânicas são as que são produzidas no setor. Ex. relatórios, ofícios, memorandos, registro de funcionários e etc.
-
pra se trabalhar com o arquivo de uma empresa/instituição é necessário estar por dentro da atividades que ela anda executando, informações orgânicas são as informações necessárias para por exemplo, saber se um documento já pode ser eliminado ou não. o arquivista tem que estar sempre ligado nas atividades da instituição, deve conhece-la sobre muitos aspectos, isso facilitará sua vida e contribuirá para a precisão na tramitação/arquivamento dos documentos.
-
Corrigindo a questão:
Para se fazer o diagnóstico da situação arquivística, é preciso coletar dados quantitativos e qualitativos, principalmente acerca das informações orgânicas.
-
GABARITO ERRADO.
Para se fazer o diagnóstico da situação arquivística, é preciso coletar dados quantitativos e qualitativos, principalmente acerca das informações orgânicas.
Todo documento de arquivo deve ter organicidade, o documento é fruto de uma atividade. Informação não orgânica não deve estar no arquivo.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério.