SóProvas


ID
569779
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Henry Mintzberg define que a estrutura organizacional de uma empresa envolve duas exigências fundamentais: a divisão do trabalho em tarefas distintas e a realização da coordenação entre essas tarefas. A coordenação provou ser um trabalho mais complicado, que envolve vários meios, denominados mecanismos de coordenação. Os mecanismos de coordenação definidos são cinco: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados do trabalho e padronização das habilidades dos trabalhadores.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • “Os mecanismos de coordenação dos ‘cincos’ parecem explicar as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam seu trabalho: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados do trabalho e  padronização das habilidades dos trabalhadores. Estes desenvolvem  ser considerados os elementos mais básicos da estrutura, a ‘cola’ que mantém as organizações unidas.” Mintzberg (2003 pg.14)

    “A supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e monitorando suas ações.” Mintzberg (2003 pg.15)

    “Os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho for especificado ou programado.” Mintzberg (2003 pg.16)

    “Os outputs são padronizados quando os resultados do trabalho – por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho – forem especificados.” Mintzberg (2003 pg.16)

    “As habilidades (e o conhecimento) são padronizados quando o tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho for especificado.” Mintzberg (2003 pg.17)

      “Á medida que o trabalho organizacional torna-se mais complicado, o meio favorecido de coordenação parece passar do ajustamento mútuo para a supervisão direta e, depois, para a padronização, preferivelmente dos processos de trabalho, diferentemente dos outputs ou mesmo das habilidades, que retornam, finalmente, ao ajustamento mútuo.” Mintzberg (2003 pg.17)

    Referência
    MINTZBERG
    Henry – Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações/ Henry Mintzberg; tradução Ailton Bomfim Brandão. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

  • a) as habilidades (e o conhecimento) são padronizados quando o tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho não é especificado. (QUANDO FOR ESPECIFICADO);

    b) a supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho das outras, dispensando instruções e monitoramento das ações. (DANDO INSTRUÇOES E MONITORANDO SUAS AÇÕES);

    c) os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho não é especificado ou programado.(QUANDO FOR ESPECIFICADO E PROGRAMADO);

    d) os outputs são padronizados quando os resultados do trabalho  por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho – não são especificados. (FOR ESPECIFICADO);

    e) o ajuste mútuo obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal. ALTERNATIVA CORRETA. Mútuo ajuste - a coordenação do trabalho é realizada pela simples comunicação informal entre operadores;
     

  • A questão é interessante. Mintzberg volta e meia aparece. Quem quiser uma coletânea dos textos mais interessantes dele, dentre outros importantes, sugiro o livro O Processo da Estratégia, organizado por ele. 


    Na questão, nem precisava saber quais são os estilos propriamente, porque a última alternativa é a única que faz algum sentido, como as colegas já afirmaram. Entretanto, valeria a pena ler o artigo, onde há um exemplo muito elucidativo a respeito de dois remadores em um bote. Basta a comunicação informal para haver comunicação eficaz.

    Bons estudos.
  • Mintzberg caracteriza como cinco os mecanismos de coordenação das tarefas de uma organização. São eles:
     -Ajustamento mútuo – coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal;
     -Supervisão direta – coordenação por intermédio de uma pessoa tendo a responsabilidade pelo trabalho dos outros, lhes dando instruções e monitorando suas ações;
     -Padronização dos processos de trabalho – especificação e programação das execuções de trabalho;
     -Padronização dos resultados – especificação das saídas, dos resultados, como por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho;
     -Padronização das habilidades dos trabalhadores – especificação do tipo de treinamento necessário para execução do trabalho.

    À medida que o grau de complexidade do processo de trabalho aumenta, os meios para coordenação do trabalho parecem mudar do ajuste mútuo para a supervisão direta, e depois para a padronização, finalmente revertendo para o ajustamento mútuo inicial.

  • Acertei por exclusão... como se padroniza algo que sequer está especificado? "Dispensar instruções" jamais.... Restou a E.