SóProvas


ID
569809
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de Mintzberg para o design de uma estrutura organizacional é composto por

I.cúpula estratégica, linha intermediária, núcleo operacional, tecnoestrutura e assessoria de apoio.

II. unidade diretiva, linha de supervisão ou gerência, base operacional e assessoria.

III.cúpula estratégica, pessoas, tecnoestrutura, assessoria de apoio e tecnologia.

IV.direção, supervisão, operações, tecnologia e sistema de informações e assessorias.

V. pessoas, sistemas de informações, tecnologias e recursos.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Para compreender o funcionamento de uma organização, MINTZBERG (1983), divide-a em cinco partes com base no tipo de trabalho exercido por cada uma. Estas partes terão implicações estruturais diferentes, resultado da natureza diferenciada de seus trabalhos. São elas:

    1- Nível operacional- onde realiza-se o trabalho básico de produção, diretamente relacionado com a produção de produtos e/ou serviços, composto pelos operadores. Inclui atividades de compras, distribuição, manutenção e todas atividades que fornecem suporte direto a produção. Geralmente, o principal mecanismo de coordenação utilizado neste nível é a padronização.

    2- Nível estratégico - nível encarregado de assegurar que a organização realiza a sua missão de uma forma efetiva (clientes), e atende as necessidades daqueles que controlam ou tem poder sobre a organização (acionistas, governo, empregados e grupos de pressão). 

    3- Nível intermediário- é formado pelos níveis hierárquicos que ficam entre o nível estratégico e o nível operacional. Em função do crescimento da organização e da limitação da amplitude de controle, surge um nível intermediário de administradores que têm a função de coordenar o trabalho do nível operacional.

    4- Tecnoestrutura- formada por analistas que servem a organização afetando o trabalho de outros. Sua função principal é tornar o trabalho na organização mais efetivo, eficiente e eficaz, atuando através de treinamento, mudança organizacional, planejamento do trabalho e estabelecimento de padrões de atividades para a organização.

    5- Staff de Suporte - composto pelas unidades que existem fora do fluxo de trabalho do nível operacional, para prover suporte a organização. Este staff não faz parte das operações essenciais da base, nem estão engajados para melhorar o desempenho organizacional através de treinamentos e implantação de padrões de operação e controle, eles possuem funções distintas 












     
  • Segundo Mintzberg, são partes de uma organização:

    Cúpula Estratégica: Detém o conhecimento mais geral. Predomina o nível estratégido.
    Linha Intermediária: Focam-se nas especialidades, nível gerencial tático.
    Núcleo Operacional:  Executam-se as tarefas, nível operacional no qual se produzem os resultados.
    Tecnoestrutura: responsável pelas padronizações das organizações.
    Assessoria de Apoio: assessora-se, aconselha-sa, adverti-se, não se detém o poder de decisão.

    Resposta: letra 'A'

    Angélica Alves!
    Sucesso!





  • Faltou falar da Ideologia na assertiva...

    Mintzberg afirma que as organizações possuem seis forças que estão em constante comunicação:

    1. Cúpula Estratégica (Strategic Apex): Constituída pelos dirigentes. Responsável por assegurar a eficácia no cumprimento da missão organizacional e, também, por atender as necessidades dos que a controlam. Ex.: CEO, Conselho de Administração.
    2. Linha Hierárquica Média (Middle Line): É o ponto de ligação entre a cúpula estratégica e o núcleo operacional. Ex.: Gerentes intermediários.
    3. Centro Operacional (Operating Core): São todas as pessoas que executam os trabalhos relacionados diretamente à fabricação de produtos ou prestação de serviços.
    4. Tecnoestrutura (Techno Structure): Grupo de pessoas que desempenha atividades de planejamento e controle. Ex.: Analistas. 
    5. Assessoria de Apoio (Support Staff): Área especializada, pode ser terceirizada ou não. Dá suporte às operações da empresa que não estejam ligadas à sua atividade-fim. Ex.: Relações Públicas, Jurídico.
    6. Ideologia (Ideology): Diz respeito às crenças, valores e tradições que distinguem as organizações. É a "parte viva" da organização.



  • Fonte: http://www.ebbemunk.dk/technostructure/technostructurep3.html