SóProvas


ID
57022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.

O arranjo interno de um fundo de arquivo pode ser temático para facilitar todo o processo de acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • O arranjo deve ser baseado na forma administrativa, respeitando o princípio do respect des fonds.
  • O princípio da Proveniência é a base teórica, a lei que rege todas as intervenções arquivísticas, ao se respeitar este princípio, o arquivista garante a existência do fundo de arquivo (ou seja, não mistura arquivos oriundos de entidades
    diversas), e é a partir deles que o arquivista pode realizar suas intervenções,sempre reconhecendo o fundo de arquivo como sendo a unidade central nestas operações.

    Alguns autores consideram 2 graus distintos no Princípio da Proveniência ou, ainda, o subdivide em dois princípios diferentes, mas que se encontram implícitos e são intimamente relacionados: o princípio de respeito aos fundos e o princípio de respeito à ordem original.

    O primeiro princípio (ou, segundo alguns, o 1º grau do Princípio da Proveniência) consiste em dizer que os arquivos ou fundos de arquivo de determinada procedência não deve misturar-se com os de outra procedência, ou seja, não mesclar com outros documentos de qualquer natureza. Então, basicamente o princípio do respeito aos fundos é o próprio
    Princípio da Proveniência.

    Já o segundo princípio, de respeito à ordem original (ou, segundo alguns, o 2º grau do Princípio da Proveniência), estabelece que os documentos que compõem estes arquivos ou fundos de arquivo devem manter a classificação e a ordem dada pela própria instituição de origem, dessa forma, refletindo a organização interna da instituição.


  • A arquivística nao admite arranjo temático. O que pode ser temático, entretanto, é o instrumento de pesquisa, mas JAMAIS o arranjo
  • O arranjo pode ser estrutural ou funcional. Segundo PAES (2004):

    ESTRUTURAL
    Conjunto de documentos provenientes de uma mesma fonte geradora.

    FUNCIONAL
    Constituído de documentos provenientes de mais de uma fonte geradora de arquivo, reunidos pela semelhança de suas atividades, mantido, porém, o princípio da proveniência.

  • Errado. De acordo com Bellotto:

    "O princípio norteador da fixação de fundos de arquivos é o orgânico estrutural. São os documentos de cada uma das unidades da primeira escala hierárquica de um dado nível administrativo que vêm a constituir o fundo, cuja denominação deve coincidir com a da unidade. O que determina o seu arranjo interno é, num primeiro momento, ainda a estrutura organizacional, obedecendo-se a seguir à tipologia documental, aliada à função que a determina. Na verdade, função e espécie mantêm estreita ligação quando se trata de documentos de arquivo: são determinantes entre si."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes

  • Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios TEMÁTICOS é o CATÁLOGO!!!

    O ARRANJO pode ser considerado uma operação tanto intelectual como material.

    Para T. R. Schellemberg, arranjo é o: Processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa de tais unidades entre si.