SóProvas


ID
57046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Normas para descrição de documentos arquivísticos
visam garantir descrições consistentes, apropriadas e
autoexplicativas. A padronização da descrição, além de
proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para
a economia dos recursos aplicados e para a otimização das
informações recuperadas.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de
Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 96 a 101, acerca
dos instrumentos de pesquisa.

A exposição de documentos é uma das ações culturais defendidas pela literatura da área como um fator de disseminação da ideia de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • "A repercussão de uma exposição na imprensa escrita e falada é fator de disseminação da ideia de arquivo: seu alcance é muito grande"
    (BELOTTO, 2006).
  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    A difusão não se limita a propiciar o acesso aos documentos, voltando-se também para as ações de dar a conhecer, de valorizar, de transmitir e(ou) de tornar acessíveis as informações contidas nos documentos de arquivo aos usuários conhecidos ou potenciais.

    GABARITO: CERTA.



    A difusão dos arquivos concretiza-se por meio da promoção de eventos como exposições, palestras e visitas guiadas, que têm como público-alvo o cidadão.

    GABARITO: CERTA.

  • Acrescentando informações...

    De acordo com o Bellotto:

    "Quanto às exposições de documentos, elas podem adquirir novas formas, tornando-se algo atraente e rentável em termos de divulgação de arquivo. Uma dessas práticas é a do Museu de História da França, anexo aos Archives Nationales, iniciativa que, na França, já data do século XIX. Trabalha-se ali com peças originais, entremeadas com reproduções de documentos que explicam e as situam em seu contexto e circunstância.

    A repercussão de uma exposição na imprensa escrita e falada é fator de disseminação da ideia de arquivo: seu alcance é muito grande. Não importa que seja mínima a parcela da comunidade que realmente veja o material exposto. O primeiro passo é que o arquivo seja reconhecido, faça parte do cotidiano da leitura dos jornais [...]"

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes