SóProvas


ID
57622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito de solos.

O ensaio de compactação do tipo Proctor normal emprega energia de compactação menor que o ensaio do tipo Proctor modificado.

Alternativas
Comentários
  •  A energia de compactação desse ensaio é de aproximadamente 6 kg · cm/cm3

     No ensaio de Proctor modificado a energia específica de compactação é  da ordem de 25 kg · cm/cm3 .

  • O Proctor normal é recomendado para a obtenção do valor da umidade ótima para obras de terra de pequeno porte e que serão compactadas por equipamentos leves. Além dele, há o ensaio Proctor modificado (para obras de terra de grande porte e que serão compactadas por equipamentos pesados).

     

    Para realizar coisas grandes, comece pequeno.

  • Atualmente, no Brasil, é reconhecido o ensaio de compactação Proctor divido conforme a energia de compactação empregada em normal, intermediário e modificado. (modificado > intermediário > normal)

    Genericamente, os resultados para umidade ótima e peso específico seco máximo obtidos na curva de compactação para o mesmo tipo de solo serão diferente conforme a energia empregada. Assim, quanto maior a energia de compactação maior será o peso específico seco máximo com uma menor umidade ótima.

    [Q75537]

    Gabarito: Certo

  • Ensaio normal de Proctor

    - desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933

    - segue a norma ABNT NBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação

    -  Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura

    - A energia de compactação desse ensaio é de aproximadamente 5,7 kg.cm/cm³

    -Atualmente, tendo em vista o maior peso e eficiência dos equipamentos de compactação, tornou-se necessário alterar as condições do ensaio para manter a indispensável correlação com o esforço de compactação obtido no campo. Surgiram, assim, as energias Intermediária e o Modificada de Proctor (ou AASHTO Intermediário e Modificado), com energias de compactação de 12.8 e 27.1 kg.cm/cm³, respectivamente.

    Assim, em resumo:

    Proctor Normal: 5,7 kg.cm/cm³

    Proctor Intermediário: 12.8 kg.cm/cm³

    Proctor Modificado: 27.1 kg.cm/cm³

    fonte: http://www.suportesolos.com.br/blog/compactacao-de-solos-ensaios-geotecnicos-o-ensaio-e-as-energias-de-compactacao/68/

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!