SóProvas


ID
579286
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio do respeito à ordem original tem sido objeto de polêmica na área arquivística. Uns preferem considerá-lo de forma estrita, respeitando a ordem física que os documentos tinham na fase corrente. Outros o entendem à luz do fluxo natural com que foram produzidos, traduzindo- o como princípio do respeito à

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Organicidade, que reflete as funções, atividades e estrutura das instituições através das relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence. Detalhando um pouco mais esse aspecto, quando menciona-se a relação orgânica, entendam que os documentos se relacionam com outros dentro de um mesmo conjunto e que este conjunto também se relaciona com outros que compõem o fundo de arquivo.

    Letra A!
  • Proveniência: princípio básico da Arquivologia. Define que o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Além do princípio da proveniência, existem outros:

    Organicidade: as relações administrativas espelham-se  nos conjuntos documentais.
    Unicidade: os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    Indivisibilidade: ou integridade arquivística- os fundos devem ser preservados  sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
    Cumulatividade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
    Respeito à ordem original: o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

    Fonte: BELLOTTO
  • Hoje, à luz dos estudos da diplomática, sobretudo os de Luciana Duranti, é possível começar a entendê-lo de maneira mais clara. Essa “santidade” (princípio do respeito à ordem original) não seria propriamente a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente e, sim, o respeito à organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento.

    (Arquivos permanentes: tratamento documentalm, Heloísa Liberalli Bellotto)

    gab: LETRA A