SóProvas


ID
579334
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização dos arquivos, como enfatizou Janice Gonçalves, significa dar visibilidade às funções e atividades do organismo produtor. De acordo com a terminologia adota- da por alguns profissionais da área, o instrumento utilizado nessa tarefa recebe nomes distintos, conforme a etapa em que se encontram os documentos em seu ciclo vital: na fase corrente, trata-se do plano de classificação; e, na fase permanente, trata-se

Alternativas
Comentários
  • Tradicionalmente “classificação” e “arranjo” derivam do princípio de respeito aos fundos e são de fundamental importancia para a ordenação dos acervos arquivisticos. Por esse princípio o arquivo acumulado por uma instituição ou pessoa física ou família não deve ter o seu conjunto documental (Fundo) misturado aos de outras instituições. Isso o torna fundamental para a ordenação dos documentos na fase permanente, servindo como norteador na elaboração do quadro de arranjo.

    Dessa forma: o “arranjo” englobaria as operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter permanente.

    Como decorrência da distinção tradicional de “classificação” e “arranjo” , os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: “plano de classificação” (para os documentos de caráter corrente) e “quadro de arranjo” (para os  documentos de caráter permanente). Ambos, porém, têm a finalidade do traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação. Vale destacar que, no caso de documenta ção de caráter permanente, as classes ganham nomes específicos: grupos, subgrupos a séries.
  • Classificação ou arranjo?
    No meio arquivístico brasileiro, foi consagrada a distinção entre “classificação”e “arranjo”. De acordo com tal distinção, a “classificação” corresponderia às operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente, a partir análise das funções e atividades do organismo produtor de arquivos. Por seu turno, o “arranjo” englobaria as operações técnicas destinadas a organizar a documentação decaráter permanente.


    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf
  • Se cair na sua prova:


    Classificação--------------------> é Corrente


    Arranjo --------------------------------> é Permanente


    Bons estudos!