SóProvas


ID
579370
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A confiabilidade de um documento está relacionada ao momento em que é produzido, ao passo que sua autenticidade depende

Alternativas
Comentários
  • Segundo MacNeil (2000, p. 102) autenticidade é "a capacidade de se provar o que um documento arquivístico é e o que diz ser". O conceito de autenticidade refere-se à adoção de métodos que garantam que o documento não foi adulterado após a sua criação e que, portanto, continua sendo tão fidedigno quanto era no momento em que foi criado. Em relação à autenticidade, MacNeil (2000, p.102) considera que "um documento eletrônico arquivístico autêntico é aquele que é transmitido de maneira segura, cujo status de transmissão é preservado de maneira, também, segura e cuja proveniência pode ser verificada".

    A autenticidade é comprovada pelo modo, forma e estado de transmissão do documento, bem como, pelo seu modo de preservação e custódia. Em relação ao modo de transmissão, ela pode ser assegurada da seguinte maneira: a) pela definição das circunstâncias em que se dará a transmissão dos documentos dentro de espaço geral, individual e do grupo, numa perspectiva interna e externa; b) pela inclusão, no sistema, de uma trilha de auditoria capaz de rastrear esta circulação (data, hora, pessoas, assunto). Quanto à forma de transmissão, esta pode ser assegurada por meio da assinatura digital.


    http://www2.unama.br/EPE/Ensino/Graduacao/Cursos/secretariadoExecutivo/revista/pageshtml/Artigos_Setembro/texto02.html
  • Quando falamos de autenticidade temos que pensar se quem produziu era competente para tal, se a estrutura utilizada era adequada para aquele ato, se assinou quem tinha que assinar, se tramitou como tinha que tramitar e se foi distrituída/expedida para quem deveria ser. É um jeito fácil de pensar e ajuda bastante na hora de resolver questões sobre autenticidade.

     

    Espero ter ajudado.