-
Acho que a questão está erradaa simbolização concebida por Freud como "criação do símbolo da negação (Verneinung)"(2) não pode estar restrita a alguns seres humanos (nem tampouco à maioria deles, considerando-se que seja verdade que os neuróticos estejam em tão grande número): ela é universal, e constitui justamente o que define o ser humano como ser de cultura.Para Freud, o processo de simbolização se explicaria ainda através da censura e dos quatro movimentos de defesa do ego diante da crueza dos seus instintos e desejos objetais: identificação, projeção, introjeção e sublimação.
-
Errado Creio que o erro da questão está em dizer que o inconsciente é o porão da consciência.Não se pode entender inconsciente como consciência, o que significa que não é uma consciência que está lá embaixo, não é o porão da consciência porque, então, não tem diferença, é apenas uma diferença de patamar. Ou seja, dizer que o inconsciente é o porão da consciência, significaria dizer que consciente e inconsciente seriam a mesma coisa. Que o inconsciente seria nada mais do que a consciência em um patamar rebaixado.Será que é isso que deixa a questão errada? Será que tem mais algum erro?
-
Daniela,Acredito ser esse mesmo o erro da questão. Não se trata de porão da consciência, trata-se do porão da inconsciência.
-
Bom... eu acho que também está errado dizer que a simbolização é a manifestação de símbolos guardados no inconsciente. O inconsciente guarda símbolos? Não seria mais adequado dizer que é a manifestação de traços, ou até mesmo de traumas inconscientes?
Segundo o vocabulário de psicanálise de Laplanche e Pontalis simbolismo é: "A) Em sentido amplo, modo de representação indireta e figurada de uma ideia, de um conflito, de um desejo inconscientes..."
Sendo assim, a simbolização não é manifestação de símbolos (coisa estranha de se dizer!).
-
"Ou seja, para Sigmund Freud a simbolização não é a manifestação de símbolos que traríamos guardados, então, em nosso inconsciente.
Este não seria um baú de símbolos e sim uma instância que trabalha em nós e em nós produz seus efeitos. Como exemplo disso, se pode dizer que para a consciência um charuto só pode ser um charuto. Sua lógica de funcionamento não admite que possamos conceber que o charuto seja um guarda-chuva, pois existe, assim, uma incompatibilidade entre essas ideias."
Laéria Fontenele
ENSAIO (25/7/2010)
O inconsciente, a linguagem e a escrita
in: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=817738
-
Depois de tanto quebrar a cabeça....tbm acho que o erro está em dizer que simbolização é a manifestação de símbolos guardados no inconsciente. A manifestação de símbolos se da através de sonhos, mitos, folclores, religião... e não atráves da simbolização. Simbolismo e não simbolização é o modo de representação indireta e figurada de uma idéia, de um conflito, de um desejo inconsciente e não de símbolos.
-
Acho que essa questão quis confundir o candidato com o conceito de inconsciente coletivo de Jung. No inconsciente coletivo de Jung que se encontram símbolos, arquétipos...
-
Errado. O Inconsciente não é um armário de símbolos. A simbolização é uma atividade da consciência, representações simbolizadas só vão para o inconsiente depois do recalque. Nesse sentido, ele se torna um porão da consciência [Vide Laplanche. Vocabulário de Psicanálise]. Contudo, o Inconsciente é uma fonte de representações-coisa, que ainda não foram simbolizadas. O texto da questão não descreve uma parte de menor da instância como se ela representasse sua totalidade. O Inconsciente é muito mais do que um baú de símbolos.
-
Concordo com a Sanira: Simbolismo é diferente de Simbolização.
"Persistem como contra-indicações indiscutíveis para a análise como escolha prioritária os casos de alguma modalidade de degenerescência mental ou aqueles pacientes que não demonstram a condição mínima de abstração e simbolização, bem como também para os que apresentam motivação esdrúxula, além de outras situações afins." (Zimerman, 2008)
O enunciado parece descrever o Simbolismo. Capacidade de Simbolização está mais relacionado a capacidade de expressão e metáfora.
-
A simbolização é o ato ou efeito de simbolizar, processo que procura expressar o raciocínio por meio de um sistema simbólico. O simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. A simbolização é uma atividade de representação que sabe que é uma atividade de representação.Logo, alguém me corrija se eu estiver errado, a simbolização é um processo da consciência.
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=simboliza%C3%A7%C3%A3o
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=TuhWWLq-H8vV8wf8v7CwBQ#q=simbolismo+
https://reneroussillon.com/en-espagnol-portugais-allemand/teoria-da-simbolizacao-a-simbolizacao-primaria/
Pouco a pouco...
-
- Simbolização não é mera manifestação de símbolos inconscientes - os símbolos são universais e vão de imagem à imagem. São mecanismos COLETIVOS análogos à condensação (metonímia individual).
- Portanto, o ICS não é um baú de símbolos.