SóProvas


ID
57973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.

As terapias analítico-comportamentais apresentam propostas de intervenção para várias aplicações, exemplificadas pela terapia de aceitação e compromisso e pela psicoterapia analítica funcional.

Alternativas
Comentários
  • A terapia analítico-comportamental – a psicologia clínica embasada no Behaviorismo Radical e na Análise do Comportamento – compreende que o processo terapêutico deve evitar qualquer tipo de controle aversivo, com o intuito de ser um contraponto àquilo que o cliente experiencia em sua vida cotidiana. O olhar clínico analítico-comportamental procura compreender a ampla gama de relações que o indivíduo tem com o ambiente, e para isso lança mão da avaliação funcional. A avaliação funcional é a identificação das relações de dependência entre as ações do organismo e os eventos ambientais antecedentes e conseqüentes. Nessa forma de psicoterapia, a avaliação funcional é base da compreensão da problemática do cliente e é dela que deve partir toda e qualquer proposta de intervenção, seja esta realizada através de técnicas ou não. É pertinente ressaltar que as técnicas, se necessárias, podem atuar nas diferentes instancias da problemática do indivíduo e que seu uso está sempre correlacionado com avaliações constantes de sua necessidade e eficácia.
  • Correta. Vide http://www.revistaperspectivas.com.br/ojs/index.php?journal=perspectivas&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=45&path%5B%5D=57 .
  • A terapia de aceitação e compromisso (ACT) e a psicoterapia analítico funcional (FAP) fazem parte do grupo da terceira onda das terapias comportamentais.