-
Terapia comportamental (TC) Baseia-se nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas. Dentre estes princípios, destacam-se o condicionamento clássico / Pavlov, o condicionamento operante / Skinner, e a aprendizagem social / Bandura e a habituação.
-
As terapias de aprendizagem social não são terapias comportamentais, pois consideram o organismo na relação indivíduo e ambiente.(s-o-r) O enfoque da aprendizagem social está no ambiente e não no indivíduo. O ambiente molda o indivíduo.
-
Mariana,
segundo Letícia Becker, as teorias comportamentais são sim teorias da aprendizagem social. Eu encontrei esta informação na página 31, do livro PSICOLOGOIA PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO de L. A. Becker (org.)
Bons estudos.
Sunder Santoshi
-
Acredito que o erro esteja em "valoriza o homem em sua originalidade", já que na aprendizagem muitas vezes antigos comportamentos são descartados/modificados, para dar lugar aos comportamentos mais adequados/funcionais.
-
Quase toda psicoterapia faz isso que a questão aborda. É uma imprecisão de conceitos impressionante!
-
"Grande parte do repertório comportamental de uma pessoa pode ser adquirido através da imitação ou daquilo que uma pessoa observa nos outros". Bandura
Dessa forma a questão erra ao dizer que as terapias de aprendizagem social reconhece e valoriza o homem em sua originalidade.
https://www.passeidireto.com/disciplina/tecnicas-psicoterapicas-cognitivo-comportamentais
-
Sobre o comentário da Mariana Antony, não sei dizer se Bandura entra ou não no escopo das terapias comportamentais (eu acho que entra sim, ainda mais na 3 onda). Mas, tirando isso, a explicação não denota claramente a separação de uma coisa da outra, uma vez que o behaviorismo também não enfatiza o indivíduo, mas sim as contingências. Nesta está inserida o ambiente/contexto, o organismo/indivíduo e as consequências decorrentes da interação entre ambos.