SóProvas


ID
580840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, negou nesta quinta-feira (22/04/2010) que exista risco de uma bolha de ativos no país e que a maior economia da América Latina tenha superaquecido, e sinalizou que, caso fosse assim, tomaria medidas adequadas. Sobre os desequilíbrios cambiais globais, Mantega afirmou que não é bom que o real aumente frente ao dólar e ao iuan. O ministro sustentou que a inflação brasileira se encontra sob controle e que este ano ficará entre 4,5 e 5,5 por cento.”
(Reuters http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE63L0FS20100422)

Com relação ao termo “bolha de ativos”, utilizado no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real.

( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas.

( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo pelo ativo.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Bolha econômica é um processo de variada duração (pode durar alguns meses ou vários anos) em que um determinado ativo torna-se extremamente sobrevalorizado, por conta principalmente de comportamentos irracionais do mercado em circunstâncias momentâneas.

    ( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real. CERTO

    ( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas. CERTO

    ( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo ALTO pelo ativo. 
  • As causas específicas e mais estudadas para

    a origem da Bolha, são a liquidez; o excesso de liquidez monetária do sistema induz a facilidade de crédito e empréstimos pelas instituições financeiras.
    Estas por sua vez, fazem com que o valor dos ativos se tornem vulneráveis e suscetíveis a chamada hiperinflação, que é causada pela especulação do mercado. A fórmula que equaciona a Bolha é simples, com juros baixos, ao invés de manter o capital em poupanças, os investidores tendem a solicitar mais empréstimos e investir em ações e imóveis, os quais supervalorizam.
    Outro possível fator que ocasiona a Bolha é a chamada Psicologia Social. Se refere ao comportamento dos que estão diretamente ligados a mecânica do sistema financeiro.
    Os chamados otimistas compram ativos supervalorizados com o intuito de vender a outros especuladores, a um preço ainda mais alto. Como o ciclo vicioso se mantém, a bolha inevitavelmente irá se instaurar após algumas negociações sem conclusão.

    Ainda há os que acreditam na Extrapolação dos investidores, como causa da Bolha. Esta causa se baseia em dados históricos do mercado os quais são replicados pelos investidores otimistas, os quais extrapolam os valores até levá-los ao Overbid. O Pastoreio o Comportamento de Manada também é apontado como possível causa. Isto se dá quando os investidores tendem a vender e comprar de acordo com a tendência do mercado.

    Portanto, a tendência é que a bolha se forme quando há muita circulação de dinheiro sob poucos ativos. Quando a crise se instaura, o Banco Central se vê obrigado a absorver a liquidez do mercado ou corre o risco de deixar a moeda do país sem valor.



    http://www.infoescola.com/economia/bolha-economica/