Alternativas
Contribuir com o saber específico da Psicologia para apoiar clinicamente os pacientes no processo de recuperação, visando à redução do sofrimento psíquico e o desenvolvimento de atitudes positivas para curar-se de acordo com a orientação médica.
Contribuir para formatar práticas terapêuticas pela integração da equipe na sua relação com o paciente, articulando conhecimento intelectual e vivência, transformando atitudes isoladas em esforço coletivo através de técnicas de grupo com finalidade terapêutica.
Manter a equipe médica informada sobre os processos psicológicos que envolvem o paciente, orientando sobre a melhor maneira de desenvolver o tratamento da doença orgânica e contornar os problemas psíquicos.
Aprofundar seus conhecimentos em neurociências e em outras áreas da medicina, de maneira a complementar o trabalho do médico no diagnóstico das doenças apresentadas pelos pacientes e potencializar sua contribuição como profissional de psicologia.
Reverter a tendência médico-centrada para uma visão que compreende que a mente humana é o núcleo da vida, buscando que todo tratamento médico comece a partir de um atendimento psicológico que permita ao paciente tomar consciência de sua doença, antes de ser encaminhado ao médico.