SóProvas


ID
583336
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O descobridor de Goiás foi Anhangüera. Isto não significa que ele fosse o primeiro a chegar a Goiás, mas sim que ele foi o primeiro a vir para Goiás com a intenção de se fixar aqui no período de 1690 a 1718. Anhanguera foi o apelido dado a quem?

Alternativas
Comentários
  • Correta D
     

    A História do Brasil conhece dois Anhangüeras.

    O primeiro, Bartolomeu Bueno, foi um sertanista paulistano que em 1682 entrou em uma bandeira com destino aos sertões do Planalto Central acompanhado de Bartolomeu Bueno da Silva, seu filho caçula de doze anos. Essa expedição partiu de São Paulo e atravessou o território que hoje corresponde ao Estado de Goiás e seguiu até o rio Araguaia. Ao retornar do Araguaia à procura do curso do rio Vermelho, a expedição encontrou uma aldeia indígena do povo Goiá.

    Diz a lenda que as índias da aldeia estavam ricamente adornadas com chapas de ouro e, como se recusassem a indicar a procedência do metal, Bartolomeu Bueno pôs fogo à uma tigela contendo aguardente afirmando severamente que, se não informassem o local de onde retiravam o ouro, ele lançaria fogo em todos os rios e fontes.

    Admirados, os índios informaram o local e apelidaram Bartolomeu Bueno de Anhangüera, que significa "Diabo Velho" ou "Espírito Maligno".

    Em 1722, quarenta anos mais tarde, Bartolomeu Bueno da Silva, filho de Anhangüera, já com 50 anos, partiu de São Paulo com a intenção de novamente se embrenhar pelo sertões que antes percorrera com seu pai. Durante três anos, essa nova expedição, sob o comando do segundo Anhangüera, andou pelos sertões à procura dos antigos sítios descobertos.

    Não os encontraram, mas chegaram a fundar um núcleo chamado Barra, que em 1727 foi transferido para as margens do rio Vermelho com o nome de Santana, mais tarde se tornando a Vila Bueno, que hoje é a cidade de Goiás.

    Bartolomeu Bueno da Silva foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro.

  • GABARITO CORRETO LETRA "D".
    Segundo a apostila sobre atualidades, realidade social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil, de Paulo Henrique Arantes Machado, foi "Em 1673 veio para Goiás uma expedição chefiada pelos bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva (pai) e Sebastião Pais de Barros, essa bandeira saiu de SP percorrendo vários caminhos (rios Tiete, Paranaíba e Tocantis). Mas o ouro encontrado era de pouco valor (ouro de tolo), e com isso Bartolomeu morreu pobre e desmoralizado perante a sociedade mineradora brasileira".
    "Depois que várias bandeiras de caça ao índio e de mineração percorreram o solo goiano, Bartolomeu Bueno da Silva (filho), o Anhanguera, (1670-1740), João Leite da Silva Ortiz e João de Abreu (irmão de Ortiz) conduziram uma expedição para procurar ouro na região, composta por:"
    - 500 homens (brancos, negros e índios, homens livres e escravos);
    - mulas e cachorros;
    - um padre e nenhuma mulher (havia índias que foram aprisionadas no caminho).
    "Essa expedição partiu no dia 3 de julho de 1722 e no dia 26 de julho de 1725 chegou as margens do Rio Vermelho (rio das Cambaúbas) próximo à Serra D'ourada, onde encontrou um veio de ouro, dando início ao povoamento de Goiás. Quando essa expedição chegou a Goiás só restavam 120 homens, o restante morrera no caminho por vários motivos como: fome, doenças, ataques de animais e índios, e longos períodos de seca. Assim que descobriu ouro Bartolomeu fincou um cruz (a Cruz do Anhanguera) marcando a presença do homem branco e dado início a colonização de Goiás".
    "Poucos meses depois da volta da bandeira, organizou-se, em São Paulo, uma nova expedição para as minas. Bartolomeu Beno voltava a Goiás com o título de superintendente das minas, e Ortiz com o de guarda-mor".
    "Entre 1722 e 1725, foram descobertas as jazidas de Sant' Anna, Ouro Fino, Barra, Anta, Santa Rita, Santa Cruz, Meia Ponte, Jaraguá, Corumbá e Araxá. Com isso, a região aurífera de Goiás passou a receber um grande fluxo migratório".
  • Essa tava na cara, por mais questões logicas nos concursos.. rsrs

  • LETRA D.

    a) Errado. João Leite da Silva Ortiz era o guarda-mor.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães