SóProvas


ID
587482
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, reside em comunidade pobre, em que não foram implantados programas preventivos utilizando flúor. Observa-se a presença de hipoplasia de esmalte nos dentes decíduos, o que pode ser um indicativo de maior suscetibilidade à cárie devido I.   à possibilidade de carências nutricionais.
II. à presença de fluorose dentária leve.
III. a fatores biológicos relacionados à estrutura dos tecidos dentários.
IV. a fatores sociais associados à cronologia de erupção dos dentes permanentes.
É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A presença de defeitos de desenvolvimento de esmalte, tanto na dentição decídua quanto na permanente, pode ter uma frequência de até 90% nas crianças. Em crianças, o tipo de DDE e a severidade podem estar relacionados a diversos fatores. Na dentição decídua, a literatura mostra a existência de associação entre a presença de defeitos de esmalte e alguns fatores, geralmente traumáticos, relacionados com a gestação e a ocorrência de doenças, traumas ou consumo de medicamentos na infância. A ocorrência de problemas pré-natais e neonatais pode aumentar o risco de presença de defeitos de esmalte em crianças. Na dentição permanente, traumas na dentição decídua são associados à presença de defeitos de esmalte, assim como à experiência de cárie na dentição decídua e à ocorrência de doenças sistêmicas na infância.

    Defeitos de esmalte não fluoróticos em crianças: aspectos clínicos e epidemiológicos Non-fluorotic enamel defects in children: clinical and epidemiological aspects