SóProvas


ID
587539
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Programa de Saúde da Mulher, o anticoncepcional de emergência
I. pode ser também denominado minipílula (norestradiona 0,35 mg).
II. deve ser aplicado por via intramuscular trimestralmente.
III. não substitui outros métodos contraceptivos.
IV. deve ter uso iniciado em até cinco dias, após relação sexual desprotegida.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - Pode ser chamada de pílula do dia seguinte e tem como base um estrogenio e não progesterona como a minipílula, portanto afirmativa errada.
    II - Deve ser usado por via oral o mais breve possível após uma relação desprotegida. A aplicação trimestral é uma anticoncepcção de agentes combinados.
    III - Substitui a falha de outros métodos de contracepção e não o método contraceptivo como tal, portanto seria a menos errada..
    IV- O ínicio é até 72 horas.
    Baseado na explanação anterior, não existe resposta correta para a questão.
  • Modo de uso – instruções às usuárias 

    A mulher deve tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até cinco dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente se administra, maior a proteção.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf  pg 242

  • Há duas formas atuais aceitáveis de oferecer a AE. A primeira, conhecida como regime ou método de Yuzpe, utiliza anticonceptivos hormonais orais combinados (AHOC) de uso rotineiro em planejamento familiar e conhecidos como “pílulas anticoncepcionais”. O Método de Yuzpe consiste na administração de pílulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. 

    A segunda forma de realizar a AE é com o uso exclusivo de progestágeno, o levonorgestrel, na dose total de 1,5mg2 **. Nas apresentações comerciais com 0,75mg de levonorgestrel por comprimido, a AE pode ser feita com a administração de 1 comprimido de 0,75mg a cada 12 horas ou, preferentemente, com 2 comprimidos de 0,75mg juntos. Da mesma forma que o método de Yuzpe, o levonorgestrel pode ser utilizado até cinco dias da relação sexual desprotegida.
    REFERÊNCIA: 
    Ministério da Saúde- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anticoncepcao_emergencia_perguntas_respostas_2ed.pdf