ENSAIO DE COMPRESSÃO SIMPLES (NBR 12770/1992)
O ensaio de compressão simples é o método mais simples e rápido para determinar a resistência ao cisalhamento de solos coesivos e somente deste tipo de solo. O ensaio fornece o valor da coesão (resistência não drenada) de campo do solo, denominada cu, para isso deve ser feito com amostra indeformada e conservando sua umidade natural. Pode ainda ser usado para amostras de solos compactados.
Objetivo: O ensaio determina a resistência à compressão simples sem confinamento lateral, que é o valor da pressão correspondente à carga que rompe um cilindro de solo submetido à um carregamento axial. A resistência a compressão é o valor da carga máxima de ruptura do material ou o valor da pressão correspondente à carga na qual ocorre deformação específica do cilindro de 20, naqueles casos em que a curva tensão x deformação axial não apresenta pico.
A resistência ao cisalhamento não drenada, ou cu, é a metade da resistência à compressão simples. O valor medido de resistência neste ensaio é para a condição não drenada, pois o ensaio é realizado tão rapidamente que não há perda de umidade para o meio ambiente.
O ensaio de compressão simples pode ser executado de duas maneiras:
Por deformação controlada: controla-se a velocidade de deformação do corpo de prova e mede-se
a carga aplicada correspondente;
Por carga controlada: controla-se a carga aplicada ao corpo de prova e mede-se a deformação
correspondente.
No caso do ensaio por deformação controlada segue-se o procedimento apresentado a seguir..