SóProvas


ID
588967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O projeto político-pedagógico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das ações sistemáticas de professores, gestores e alunos. Incorreta. O PPP não é mero agrupamento de planos, é um plano.  b) Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.Incorreta.A comunidade envolvida também participa da elaboração, acho q o erro desta assertiva é esse, me corrijam em caso contrário por favor.  c) Trata-se de documento oficial que orienta a gestão administrativa e financeira dos espaços escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.Incorreta. Se fosse assim chamaria Projeto administrativo financiro não é mesmo?  d) Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual são tomadas decisões, encaminhadas questões e analisados os resultados alcançados tanto no plano administrativo quanto no pedagógico. Correta. Observem a coerência da assertiva. O PPP é abrangente, amplo. Bom conceito para ele.
  • Uma contribuição na dúvida que a colega Priscila Appella levantou se a comunidade participaria do PPP ou não.

    Ela participa sim, segundo o princípio da Gestão Democrática.

    "A Gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Os pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte na responsabilidade pelo projeto da escola".

    Acredito que o erro da alternativa B é :

    Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.

    Visto que o PPP é um processo democrático de decisões. Ele não tem o intento de promover nenhum dos envolvidos (comunidade, discentes, docentes, etc),

    "As relações de trabalho no interior da escola deverão estar calçadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva em contraposição à organização regida pelos princípios da divisão do trabalho da fragmentação e do controle hierárquico".