-
Maceração: É também fenômeno de transformação destrutiva que afeta os submersos em meio líquido contaminado ( maceração séptica) e o concepto morto a partir do 5.º mês de gestação e retido intrauterinamente (maceração asséptica).
Fonte.: Manual da Medicina Legal.
-
Alternativa "a" - é um fenômeno físico, classificado como sinal abiótico consecutivo de morte.
Alternativa "b" - é um fenômeno químico, ocasionado pela acidificação do organismo, é classificado como sinal abiótico consecutivo de morte.
Alternativa "c" - é um fenômeno cadavérico conservador.
Alternativa "d" - a marceração é um feômeno cadavérico destrutivo, sendo a Maceração fetal a mais comum. Normal é que, morrendo o feto ainda dentro do útero, o organismo o expele do organismo da mãe. Quando isso não ocorre (a expulsão), o líquido amniótico começa a destruir os tecidos moles daquele feto. Portanto, a maceração fetal é aquela que ocorre no feto pela ação do liquido amniótico. Quando aparecem sinais evidentes de maceração (epiderme arrancada, derme impregnada de hemoglobina, articulações com a flexibilidade aumentada) pode-se afirmar que o feto já está morto a mais de 24 horas dentro da mãe. Contudo, a maceração da pele pode ser comumente encontrada também em vítimas de afogamentos (manchas de paltauf, maceração da pele e cogumelo de espuma são os sinais mais comuns em afogamentos).
Alternativa "e" - é um fenômeno cadavérico conservador.
-
Fenômenos Transformativos Conservadores
Noções Iniciais:
Fenômenos transformativos conservadores são aqueles que, por motivo ambientais, somados às características individuais do cadáver, alteram a marcha dos fenômenos destrutivos, impedindo que o cadáver atinja a fase de esqueletização. São eles a saponificação e a mumificação.
MUMIFICAÇÃO É UM FENÔMENO CONSERVADOR
-
Gabarito: LETRA D
Fenômenos transformativos
São fenômenos que alteram a aparência normal do cadáver e podem ser destrutivos ou conservadores.
Destrutivos: autólise, putrefação e maceração.
Conservadores: mumificação e saponifícação,
-
Maceração: afeta os submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) eu concepto morto a partir do 6° mês de gestação e retido intrauterina amente (maceração asséptica ). manifestam-se mais intensamente nos casos de retenção de feto morto.
Mapamental: professosor do estrategia.