SóProvas


ID
591451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
OAB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à disciplina constitucional no âmbito do meio ambiente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • CF - TÍTULO VIII
    Da Ordem Social
    CAPÍTULO VI
    DO MEIO AMBIENTE
    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
     
  • a) O estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra potencialmente lesiva ao meio ambiente, embora não tenha sido expressamente consagrado na Constituição, tornou-se obrigatório em virtude da jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal (STF).

    ERRADO! Essa eu não encontrei na jurisprudencia... Se alguém puder me ajudar...

    b) Por disposição constitucional, o Atol das Rocas é considerado patrimônio nacional, devendo sua utilização obedecer às condições de preservação do meio ambiente.

    ERRADO! São patrimonios nacionais constitucionalmente estabelecidos no § 4º do art. 225: A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que
    assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Também o Mercado Interno é assim considerado, nos termos do art. 219 da CF: O mercado interno integra o patrimônio nacional e será incentivado de modo a viabilizar o desenvolvimento cultural e sócio-econômico, o bem-estar da população e a autonomia tecnológica do País, nos termos de lei federal.


    c) A Constituição consagra o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado fora do Título II, que se refere aos direitos e garantias fundamentais.

    CORRETO! O meio ambiente ecologicamente equilibrado situa-se no art. 225 da CF, que por sua vez, está inserido no Título VI - Do meio Ambiente que está no Titulo VIII -Da ordem social.

    d) As usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localização definida em lei estadual.

    ERRADO!   Vide Art. 225, § 6º CF: As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.  
  • O erro da assertiva A reside no fato de que o estudo prévio de impacto ambiental (EIA/RIMA) É EXPRESSAMENTE CONSAGRADO pela CF:

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
    § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
    IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; 

  • A CF consasgra sim esse direito no Título II, protegendo o meio ambiente, por exemplo, pela ação popular. O direito está consagrado, só não está nessas palavras... odeio literalidade burra. Faltou dizer "consagra EXPRESSAMENTE" para ficar correto. Enfim, aceitamos né, fazer o que... 
  • Na alternativa A, o estudo prévio de impacto ambiental está preconizado no artigo 225, IV, da CF.

    Art. 225, IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obraou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

    Portanto, consagrado está na CF.






  • d) As usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localização definida em lei estadual.

     - Lei federal,
    que sem essa nao poderá ser instalada.
  • A letra C está perfeira. No caso da ação popular, o inciso não diz "direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado", ao contrário do que acontece no Art. 225.

    Exigir que a banca deixe COMPLETAMENTE claro o que quer é um pouco demais. É requisito básico para os candidatos entender o que a questão está pedindo. Determinadas questões pedem poderes paranormais, mas não o caso desta. 
  • alguém pode me explicar (comecei a estudar a pouco tempo), por favor:
    o atol das rocas não é zona costeira? e daí não se pode concluir que é patrimônio nacional?
    obrigada

  • Rozélia, respondendo seu questionamento. 
    No enunciado da alternativa B, vem escrito. "Por disposição constitucional, o Atol das Rocas é considerado patrimônio nacional, devendo sua utilização obedecer às condições de preservação do meio ambiente."  
    Preste atenção que está pedindo a letra seca da lei. Pela letra seca da lei, de acordo com o art. 225, § 4º da CF, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica Brasileira, o Pantanal Mato-Grossense, A Serra do Mar e a Zona Costeira  são patrimônio nacional.
    A art. 219 da CF traz também que o mercado interno é patrimônio nacional. 
    Não há na CF nada relacionado ao Atol das Rocas. 

    A título de enriquecimento, trago aqui uma definição de Zona Costeira:

     Resolução 1 de 21/11/1990, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM):

    A zona costeira é a área de abrangência dos efeitos naturais resultantes das interações terra-mar-ar, leva em conta a paisagem físico-ambiental, em função dos acidentes topográficos situados ao longo do litoral como ilhas, estuários e baías, comporta em sua integridade os processos e interações características das unidades ecossistêmicas.

    Essa definição não negligencia os ecossistemas terrestres que interagem com o meio marinho, por isso é a mais completa. Afinal, havendo degradação de ambientes terrestres como as dunas ou as restingas, por exemplo, poderá ocorrer modificação substancial à zona costeira.

    Fazem parte da zona costeira brasileira: o mar territorial, a plataforma continental, as praias, as dunas, as restingas, os terrenos de marinha e as ilhas marítimas, por exemplo.

  • Eu não sei o porque de fazerem uma questão como essa. Qual a relevância para nós sabermos o título em que se encontra o referido tema. Questão muito ruim!
  • a) O estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra potencialmente lesiva ao meio ambiente, embora não tenha sido expressamente consagrado na Constituição, tornou-se obrigatório em virtude da jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal (STF). (errada)
    Está prevista na constituição no art. 225
    §1o.  IV –
    1.     Exigir, Na forma da lei, PARA INSTALAÇÃO DE OBRA Ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambienteESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTAL, (EIA) – parecer técnico de estudo ambiental, a que se dará publicidade

    • b) Por disposição constitucional, o Atol das Rocas é considerado patrimônio nacional, devendo sua utilização obedecer às condições de preservação do meio ambiente. (errada) - não faço  ideia. 
    • c) A Constituição consagra o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado fora do Título II, que se refere aos direitos e garantias fundamentais. Está em ordem social (correta)
    • d) As usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localização definida em lei estadual. (lei federal) art. 225, §6o. 
  • Rozélia, o Atol das Rocas é uma Ilha Oceânica.
    Mas isso não consta na CF/88, então para responder a questão teria que saber o art. 
    225 da CF § 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

    Bons estudos :)
  • O art. 225, caput, da CF/88 estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    Para assegurar o direito ao meio ambiente, cabe ao Poder Público, nos moldes do que dispõe o § 1º, do art. 225, dentre outros, exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. Portanto, incorreta a afirmativa A.

    O § 4º, do art. 225, enumera as regiões que são consideradas patrimônio nacional, mas no rol não está incluído o Atol das Rocas, veja-se: a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Incorreta a afirmativa B.

    Em seu Título VIII, a CF/88 dispõe sobre a Ordem Social, incluindo em seu capítulo VI o Meio Ambiente.  Correta a afirmativa C.

    Segundo o § 6º, do art. 225, as usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal (e na estadual), sem o que não poderão ser instaladas. Incorreta a afirmativa D.

    RESPOSTA: Alternativa C

  • Que questão mais irrelevante!


  • tem que saber até o sumário da CF... kkk