SóProvas


ID
592246
Banca
PC-MG
Órgão
PC-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A presença de mancha verde abdominal na parte inferior do pescoço e, não, na fossa ilíaca direita como classicamente observamos em outras situações, é compatível com

Alternativas
Comentários
  • Macroscopicamente, o primeiro sinal de putrefação é o aparecimento da mancha verde abdominal na região inguinal direita (porção direita, inferior do abdome). Tal mancha é originada pela produção bacteriana de hidreto de enxofre que, por sua vez, determina a formação de sulfohemoglobina, ou seja, na morte o enxofre “ocupa” o lugar do oxigênio ou do dióxido de carbono na hemoglobina.
    A mancha aparece de 16 a 24 horas após a parada cardíaca, progride para as outras regiões abdominais e depois para o corpo todo, caracterizando a fase cromática da putrefação. Nos afogados a mancha verde pode aparecer no tórax.
  • Segundo o professor Genival Veloso de França (Medicina Legal, 2011, pág. 144), a presença de mancha verde da putrefação no esterno ou na parte inferior do pescoço, e não na fossa ilíaca direta, como classicamente se conhece noutras situações, é um dos sinais externos cadavéricos do afogamento. Logo, considerando o enunciado da questão, a resposta correta da questão é a letra “A)”.
  • Eu não sei se foi erro de digitação do proprietário deste site ou se foi erro examinador ao formular a questão. Aos desatentos: A pressença de mancha verde abdominal na parte inferior do pescoço... mancha verde ABDOMINAL na parte inferior do pescoço. Abdómem e pescoço duas partes distintas do corpo. A formulação correta da questão deveria ter sido suprimido a palavra ABDOMINAL. Poderia ser passível de anulação.
  • Importante amigos

    Mancha verde na parte inferior do pescoço caracteriza AFOGAMENTO

  • Esgorjamento- ferida cortante região anterior pescoço (energia mecânica)

    Soterramento- asfixia mecânica – obstrução de vias respiratórias por terra/

    subst. pulverulenta

    Sufocação- asfixia mecânica – impedimento a passagem de ar respirável –

    direta ou indireta

  • GABARITO: ALTERNATIVA A

    No caso de indivíduos que morreram por afogamento verdadeiro, também chamado de afogamento azul, a mancha verde aparece na cabeça, no pescoço e na parte alta do tórax. O afogamento verdadeiro é aquele em que o agente aspira água contaminada por bactérias, sendo que estas bactérias se proliferam com rapidez, iniciando-se na porção alta do tórax, já que está cheio de água.

    Lembrem-se, de maneira diferente ocorre no afogado branco de Parrot, caso em que a mancha verde não vai aparecer nas narinas, no tórax ou na cabeça porque o indivíduo não aspirou água, seguindo, portanto, a regra.

    Ademais, existe outra exceção na qual a mancha verde não aparece na barriga. Trata-se do caso de fetos nascidos mortos, nesta situação o sinal da mancha verde não aparece no abdômen, pois estes ainda não haviam ingerido qualquer substância com bactérias. Neste caso a mancha da putrefação aparece nos orifícios naturais, como nariz, ouvido, ânus, pois é por esses locais que as bactérias entram no corpo do feto.

  • Mancha verde em regra inicia-se no abdômen devido a quantidade de bactérias presente no intestino.

    Exceções:

    Fetos e recém- nascidos: Inicio se dá na parte superior do tórax, pescoço e face. Devido ao conteúdo intestinal estéril as bactérias penetram pelas vias respiratórias.

    Afogados: inicio pela cabeça e parte superior do tórax, devido a posição assumida pelo cadáver quando submerso e inicio da putrefação pelas vias respiratórias.

    Bons estudos!

  • A mancha verde em AFOGADOS é TORÁCICA e não abdominal. Costuma aparecer ao nível do pescoço e do terço superior do tórax.

  • Mancha verde ABDOMINAL no pescoço? kkkkkkkkkkkkk, não seria mancha verde na parte inferior do pescoço? Acertei pq sabia que a mancha cromática aparece em outros lugares, mas a pergunta está totalmente equivocada.