SóProvas


ID
592264
Banca
PC-MG
Órgão
PC-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A “circulação póstuma de Brouardel” caracteriza o período

Alternativas
Comentários
  • Fase ENFISEMATOSA OU GASOSA -  caracteriza o aumento do volume do corpo em detrimento dos gases no seu interior, que causam distenão dos intestinos, aspecto volumoso, principalmente no rosto (projeção dos olhos e da língua), ventre e órgãos genitais masculinos (aspecto boxeur).

    Cirulação Póstuma de Bronardel - a presença de gases no interior do corpo expande o sangue para as extremidades. Com a expansão da derme esboça-se um desenho vascular conehcido como circulação póstuma de Brouardel.
  • Periodos da Putrefação:

    Cromático ou coloração; Mancha verde abdominal, fossa iliaca direita. O aparecimento dessa mancha, surge entre 20 e 24hs depois das morte.

    Periodo gasoso ou Enfisematoso; comentário acima.

    Período Coliquativo ou Liquefação; Dissolução putrída do cadáver, cujas partes moles vão pouco a pouco reduzindo-se de volume pela desintegração progeessiva dos tecidos. O corpo perde sua form, a epiderme se desprega da derme.

    Perído esqueletização; Os ossos ficam quase livre, presos apenas por alguns ligamentos, 3 a 5 anos.

    Genival França.
  • Fases da putrefação

    1. Período de coloração / cromático: há formação de uma mancha verde inicialmente na região abdominal.

    2. Período gasoso/ enfisematoso: inicia no gasoso a circulação póstuma de “Brouardel” é o acumulo de sangue já em decomposição, nos tecidos mais superficiais da pelo, formando uma espécie de tatuagem na pele, desenhando os vasos sanguíneos.

    3. Período coliquativo: período de desintegração progressiva dos tecidos mais moles, fazendo com que o corpo reduza seu tamanho e sua forma.

    4. Período de esquelitizaçao / liquefativo: os tecidos se desintegram por total, permanecendo apenas os ossos que aos poucos vão se tornando frágeis e esfarelados.  

     
  • 1º) Período de coloração das manchas: começa em cerca de doze horas, quando surge a mancha verde abdominal, no quadrante inferior direito do abdome. (37)Adversamente, a maioria dos outros autores admitem que o aparecimento dessa mancha se dá 20 a 24 horas após a morte.
    Assim, observa-se que a coloração se processa devido à formação de gases sulfurados, pelos germens. Os gases se combinam com a hemoglobina, formando sulfometahemoglobina, uma substância esverdeada. (38) O período de coloração dura uma semana, ao cabo do qual o cadáver apresentará uma coloração verde-pardacenta. (39)

    2º) Período Gasoso: Começa em 48 horas, ainda na vigência do anterior dura cerca de 3 a 5 semanas. (40) Assim, do interior do corpo vão surgindo os gases de putrefação, com bolhas na epiderme ( veja figura), de conteúdo líquido hemoglobínico. O cadáver assume aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdome e nos órgãos genitais.
    Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel. (41).Vide figura abaixo:

    3º) Período Coliquativo: A coliquação é a dissolução pútrida das partes moles do cadáver pela ação conjunta das bactérias e da fauna necrófaga. (42). Os gases se evolam, o odor é fétido e o corpo perde gradativamente sua forma. Dependendo das condições de resistência do corpo e do local onde está inumado, esse período pode durar um ou vários meses, terminando assim, pela esqueletização.

    4º) Período de Esqueletização: A ação continuada dos germes, dos insetos e acarianos, de um lado( veja figura abaixo); de outro, faz-se presente a atuação do meio ambiente, quer quando o cadáver esteja livre, quer quando esteja inumado, faz com que os tecidos subsistentes ainda se dessequem, se reduzam mais e mais de volume, se destruam, se pulverizem, se misturem com o terreno deixando inteiramente livres os ossos soltos dos respectivos ligamentos articulares.(43)  
  • Fase cromática ou de coloração: o cadáver, quando entra em putrefação, começa a apresentar uma tonalidade esverdeada cada vez mais escura. Aparece a chamada Mancha Verde de Brouardel, que é resultado de um gás produzido pelas bactérias da putrefação, que reagem com a hemoglobina, formando o chamado sulfoxi-hemoglobina. O abdômen é o local mais comum. A mancha verde de Brouardel se forma, na maioria dos casos, no lado direito do abdômen, região do estômago, primeiro local do corpo que começa a putrefação. Começa entre 22 e 26 horas da morte. Na medida em que essa mancha vai aparecendo, os gases da putrefação empurram o sangue para cima, e a aparece a chamada circulação póstuma de Brouardel (espécies de ‘desenho’ das veias no corpo do cadáver). Quando a pessoa morre grávida, pode acontecer o parto póstumo de Brouardel (o corpo da criança sai do corpo da mulher depois que ela entra em putrefação; os gases comprimem o útero e o feto morto é expulso do útero).
  • Gabarito: Letra B

     

    No período gasoso ou enfisematoso, do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação  (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel.

     

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.

  • O comentário de Carol Carneiro está excelente, só pecou ao igualar período liquefativo e de esqueletização. Na realidade, o período liquefativo é o coliquativo, a terceira fase da putrefação, e não a quarta e última.

  • Putrefação - fases:

    1. Período de coloração / cromático: há formação de uma mancha verde inicialmente na região abdominal.

    2. Período gasoso / enfisematosoinicia-se no período gasoso a circulação póstuma de “Brouardel”, que é o acúmulo de sangue já em decomposição, nos tecidos mais superficiais da pele, formando uma espécie de tatuagem na pele, desenhando os vasos sanguíneos.

    3. Período coliquativo / liquefativo: período de desintegração progressiva dos tecidos mais moles, fazendo com que o corpo reduza seu tamanho e sua forma.

    4. Período de esqueletização: os tecidos se desintegram por total, permanecendo apenas os ossos que aos poucos vão se tornando frágeis e esfarelados. 

     

  • GABARITO: ALTERNATIVA B

    No período enfisematoso da putrefação, os gases empurram os vasos sanguíneos para a superfície do cadáver fazendo surgir sinais chamados de circulação póstuma de Brouardel. É possível ver os vasos na pele do cadáver, não em decorrência da ação dos batimentos cardíacos e da circulação do sangue, mas sim pelo fato de os gases estarem empurrando o sangue de volta à superfície.

    Ademais, além da circulação póstuma empurrando os vasos sanguíneos, os gases empurram a língua do cadáver para fora também. Quando o cadáver é uma mulher grávida esses gases vão comprimindo o útero, o que poderá levar ao parto póstumo de Brouardel. É comum a mulher ser enterrada com o feto dentro do útero e, com a putrefação, ocorrer o parto póstumo, sendo a criança expelida do útero dentro do caixão.

    A título de curiosidade esclareça-se que Brouardel é um estudioso perito francês.

  • enfisematoso = período gasoso da putrefação

  • Período gasoso ou enfisematoso: surgem gases de putrefação internos (enfisema putrefativo) e bolhas na epiderme. O cadáver assume a posição de lutador, uma vez que aumenta de volume, principalmente em regiões como face, abdome e genitais masculinos. Há, ainda, distensão do abdome e projeção dos olhos e da língua. Esses gases da putrefação pressionam o sangue a se deslocar para a periferia e, com o destacamento da epiderme, ocorre o desenho, na derme, do caminho vascular conhecido por Circulação póstuma de Brouardel).

    Fonte: Estratégia

  • 2º fase da putrefação-(GASOSA/ENFISEMATOSA): Ocorre a circulação póstuma por força dos gases da putrefação que se espalham no interior dos vasos sanguineos e formam uma especie de teia de aranha.

  • Circulação póstuma de Brouardel – veias aparentes: temos a presença visível da circulação póstuma de Brouardel com mais de 24 horas de morte, ficando bem intensa e visível com cerca de 48 horas de morte.

    Esse fenômeno ocorre porque temos dentro de nossos vasos sanguíneos sangue (sangue é meio de cultura). Assim, onde houver sangue as bactérias irão se proliferar produzindo gases e consequentemente dilatando os vasos, empurrando o sangue para sua periferia. A circulação fica evidente.

    Fonte: Medicina Legal (Manual Caseiro - Programa META Lucio Valente).

  • Fases da putrefação

    Coloração: fase cromática - surge dentro de 24 horas após a morte > mancha verde abdominal

    Gasosa: fase enfisematosa - gases inflamáveis > Circulação póstuma de Brouardel (formato de teia de aranha)

    Coliquativa: dissolução pútrida do cadáver > inicia-se dentro de 3 semanas aproximadamente

    Esqueletização: aparecimento de ossos e vísceras > dura de meses a anos