SóProvas


ID
592267
Banca
PC-MG
Órgão
PC-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O estudo de todas as fases percorridas pelo corpo humano após a morte até a fossilização, no interesse forense, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Cronotanatognose ou tanatocronodiagnose é a denominação dada ao diagnóstico cronológico da morte, ou seja, ao espaço de tempo verificado em diversas fases do cadáver culminando com o momento em que se verificou o óbito.

    http://www.ibb.unesp.br/posgrad/teses/bga_me_2009_edmilson_martins.pdf

    A tafonomia estuda o conjunto de processos e transformações que ocorrem nos seres vivos desde a sua morte ao momento em que são descobertos.No caso da tafonomia forense, esta analisa os processos por que passam os restos mortais desde a morte do indivíduo até à chegada ao investigador.   Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/investigative-medicine/2039043-antropologia-forense-tafonomia-forense/#ixzz1bXv1ocz9
  • TAFONOMIA forense é o estudo de todas as fases por que passa o ser humano após sua  morte.

    Fonte: GENIVAL FRANÇA.
  • Esqueletização: exposição do esqueleto. Pode ser parcial ou total.  Em 2 ou 3 anos, o cadáver esqueletiza normalmente. Em cadáveres enterrados em cemitérios, em 3 anos acabou a putrefação e o cadáver já está completamente esqueletizado. Quando o cadáver fica exposto, a putrefação é mais rápida (até porque a fauna cadavérica pode atacar e inclusive separar em partes o cadáver).
    Tafonomia: é o estudo de organismos em decomposição ao longo do tempo e como se fossilizaram, caso tenha ocorrido. O termo tafonomia derivou do grego (taphos - significa enterro).
    Tanatocronodiagnose:é a determinação do intervalo de tempo trans-corrido entre o momento da morte e o encontro do cadáver. Quanto maior é esse intervalo, mais difícil será sua determinação, uma vez que o processo de decomposição do cadáver se constitui num processo e não num momento exato
    Saponificação: saponificação é transformar em sabão. Para que haja saponificação, é indispensável que haja gordura (ácido graxo) que, reagindo com metais, produz uma substância parecida com sabão/cera, impedindo a proliferação de bactérias. Saponificação é recobrir o cadáver, no todo ou em parte, por material gorduroso, parecendo cera. Mantendo as condições, o cadáver continuará daquele jeito. Dá pra ver órgãos preservados, mas tocar no cadáver ou manejá-lo faz com que ele mude de forma. Dificulta a marcha da putrefação. Ocorre em ambientes quentes e úmidos e é indispensável a presença de gorduras no ambiente.
  • De acordo com o Prof. Genival Veloso de França, tafonomia é um termo que passa a ser inserido no estudo dos fenômenos transformativos para designar o estudo da transição dos restos biológicos a partir da morte até a fossilização.
    Assim, a tafonomia forense seria o estudo de todas as fases por que passa a ser humano após a sua morte, no interesse judicial ou forense.
  • Quem elaborou essa questão dá risada a cada um que assinala a C (como eu). 

  • Caro, Maximmuns, vc tem toda razão, as questões estão cada dia mais pesadas para nós candidatos ao cargo de delegado.A professora que estou tendo aula com ela é médica legista em BH, e ela diz em sala de aula que algumas questões nem mesmo os médicos legistas resolvem se não estiverem afiados nos estudos.Mas temos que criar estratégias para decorar principalmente os malditos epônimos. A minha dica é: resolver muitos exercícios pois com o tempo agente acaba acostumando e algumas coisas tem que decorar mesmo, outra dica é: sempre que vc tiver dúvida sobre o significado de uma palavra não deixe passar em branco consulte o dicionário pois isso ajuda muito em medicina legal. Bons estudos e não desanime pois dará certo.

  • O estudo das etapas do processo de putrefação chama-se TAFONOMIA

  • GOSTEI DO COMENTARIO eLISANGELA gABRICH

     

  • Gab. B

    Decorem estes dois conceitos!!!

    Tafonomia: É o estudo de todas as fases percorridas pelo corpo humano APÓS a morte ATÉ a fossilização. 

    Cronotanatognose ou tanatocronodiagnose - É o diagnóstico do tempo de morte. Baseia-se na avaliação do TEMPO DECORRIDO entre a morte e o início, evolução e/ou desaparecimento de cada fase cadavérica. 

  • a)esqueletização: é a quarta fase da putrefação

    b)tafonomia: nosso gabarito

    c)tanatocronodiagnose: intervalo do óbito até seu achado

    d)saponificação: processo transformativo conservador

  • Já fiz essa questão 2 vezes e agora marco a letra C, aiaiaia

  • Gabarito letra B estudo das fases da putrefação chama-se tafonomia e dividi-se em 4 fases:

    1 fase: cromática

    2 fase: gasosa

    3 fase: coliquativa

    4 fase: esqueletização

  • Só acertei em razão de ter lido um comentário do Lúcio Weber numa questão pretérita

  • Tafonomia nunca estudei em material algum de Medicina Legal. Fiz uma pesquisa e vi que trata-se de uma área da Paleontologia, daí a razão de se ocupar do estudo da fossilização. Ademais, nunca vi fossilização em material de Medicina Legal como fenômeno cadavérico abiótico e muito menos como fenômeno cadavérico transformativo destrutivo ou conservador, os quais a cronotanatognose se preocupa em estudar. Era só o que faltava, como se não bastasse ter que estudar Medicina Legal, ainda ter que estudar Peleontologia. Esses examinadores nunca foram concurseiros? Aff!!!