SóProvas


ID
593248
Banca
CEPERJ
Órgão
PC-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os tipos de licitação melhor técnica e técnica e preço devem ser utilizados quando:

Alternativas
Comentários
  • É o que prescreve o art. 46, da Lei nº 8.666/93, in verbis

    Art. 46.  Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4o do artigo anterior.
  • Alternativa correta: Letra B.

    LEI 8666/93

    Art. 46.  Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4o do artigo anterior. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)


    § 4o  Para contratação de bens e serviços de informática, a administração observará o disposto no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu parágrafo  2o e adotando obrigatoriamento o tipo de licitação "técnica e preço", permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
  • Acredito que a letra "D" esteja correta tb, pois, na licitação Tomada de Preço na parte que trata sobre intervalo mínimo entre o edital e a entrega de envelopes é de 30 dias, quando se tratar de melhor técnica ou técnica e preço. Na minha opinião questão passível de recurso.

    Alguém poderia me esclarecer se estou errado ??
  • Em relação ao comentário anterior...
    Penso que o X da questão deve está em:
    Os tipos de licitação melhor técnica e técnica e preço DEVEM ser utilizados quando:

    Em quais situações obrigatoriamente utiliza-se melhor técnica e técnica e preço?

    Quando os serviços apresentarem natureza predominantemente intelectual.

    Caso esteja errado por favor me avisem!
  • Resposta letra "B"

    Colegas, vejamos primeiramente o enunciado: "Os tipos de licitação melhor técnica e técnica e preço DEVEM ser utilizados quando:

    a) O valor da contratação for superior a R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais). -   pode ser  depende do tipo de serviço contratado.


    b) Os serviços apresentarem natureza predominantemente intelectual. - Perfeito! Aqui DEVE ser o Tipo melhor técnica e técnica e preço
    Art. 46. Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4o do artigo anterior.


    c) A licitação for internacional. art. 23, §3 - sem cadastro - modalidade é concorrência, com cadastro pode ser concorrência ou tomada de preço. Convite quando não houver forncedor no país.

    d) For adotada a modalidade tomada de preços. - pode

    e) Houver comprometimento da segurança nacional.

    "A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás."
     
    Bons Estudos!
  • Resposta: letra B

    Características de licitação do tipo melhor técnica ou técnica e preçoé visto no "art. 46 Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos"

    fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm
  • Colegas, estou com uma dúvida referente a resposta dessa questão. A pergunta refere-se a melhor técnica e tecnica e preço, que é diferente de melhor técnica ou preço, prevista no caput do art. 46, da lei 8666/93. Em pesquisa olhem o que achei:

    De acordo com o caput do art. 46, da Lei n°. 8.666/93, os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" deverão ser utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvados os bens e serviços de informática que devem adotar somente o tipo "técnica e preço", por força da Lei n°. 8.248/91, art. 3o., § 2o., exceto se outro tipo de licitação for estipulado por decreto próprio do ente federado.

    Os tipos de licitação "melhor técnica" e "técnica e preço" poderão ser adotados excepcionalmente, conforme disposto no art. 46, § 3o. da Lei de Licitações, "para fornecimento de bens e execução de obras ou prestação de serviços de grande vulto majoritariamente dependentes de tecnologia nitidamente sofisticada e de domínio restrito, atestado por autoridades técnicas de reconhecida qualificação, nos casos em que o objeto pretendido admitir soluções alternativas e variações de execução, com repercussões significativas sobre sua qualidade, produtividade, rendimento e durabilidade concretamente mensuráveis, e estas puderem ser adotadas à livre escolha dos licitantes, na conformidade dos critérios objetivamente fixados no ato convocatório."  

  • Vejam este exemplo: https://enapvirtual.enap.gov.br/moodledata-enap/repository/logistica_suprimentos/biblioteca/visio_melhor_tecnica_procedimentos.pdf

  • Creio que o cerne da questão está em DEVEM ser utilizados, visto que, o tipo de licitação melhor técnica E preço almeja um produto de qualidade e com um bom preço.
    É usada para serviços de natureza predominantemente intelectual e para elaboração de estudos técnicos e projetos básicos e executivos; EXCEPCIONALMENTE, pode ser usada para fornecimento de bens e execução de obras ou prestação de serviços, e EXCLUSIVAMENTE, é o tipo obrigatório para a contratação de bens e serviços de informática.
    Coleção tribunais e MPU - Leandro Bortoleto
  • Os tipos de licitação "melhor técnica" ou técnica e preço" devem ser utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual (art. 46 da Lei 8.666/93).

     

    Há, todavia, especificamente quanto ao tipo "técnica e preço", uma exceção a essa regra do art. 46: a contratação de bens e serviços de informática. Com efeito, nos termos literais do § 4° do art. 45, para contratação de bens e serviços de informática, a administração adotará, obrigatoriamente, o tipo de licitação "técnica e preço". permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo.

     

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • #deltaPCRJ

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.666 de 1993 e os dispositivos desta inerentes aos tipos de licitação previstos em tal lei.

    Conforme o caput, do artigo 46, da citada lei, "os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4º do artigo anterior."

    Analisando as alternativas

    Considerando o dispositivo destacado acima, conclui-se que os tipos de licitação melhor técnica e técnica e preço devem ser utilizados quando os serviços apresentarem natureza predominantemente intelectual. Frisa-se que o contido nas demais alternativas não guarda relação com os tipos de licitação melhor técnica e técnica.

    Gabarito: letra "b".