SóProvas


ID
593335
Banca
CEPERJ
Órgão
PC-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação às granadas, artefatos bélicos de arremesso, que atualmente vêm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequência correta.

( ) Possuem trajetória retilínea, sua forma pode ser esférica, cilíndrica ou oval, são munidas de espoleta e dotadas de carga interior variável segundo sua aplicação.

( ) Podem ser lançadas com a mão ou com o auxílio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percussão.

( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro.


( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento.

( ) As especiais contêm um agente químico que produz um efeito tóxico ou irritante, cortinas de fumaça, ações incendiárias e luminosas ou qualquer combinação das mesmas.

( ) Seus efeitos lesivos mecânicos dependem da sua carga e mecanismo de ação.

Alternativas
Comentários
  • com relação as granadas ofensivas e defensivas:

    SEgunda guerra mundia.. As granadas pinneaple eram defensivas, porque tinham um exterior mais grosso e com aquelas escamas. Esse design servia para produzir o máximo de estilhaços possível. E o temporizador demora mais tempo a rebentar. Elas eram usadas para defender áreas, ou seja, atiravas a granada, escondias-te para que quando ela rebentasse, não te acertasse com os estilhaços e "limpasse" a maior área possível. Como correr em direcção a estilhaços não era muito agradável, foram desenvolvidas granadas ofensivas, cujo melhor exemplo que encontro é a "stick" dos alemães. Esta granada tinha um temporizador que rebentava mais cedo e além disso a parede era o mais fina possível, para que não produzisse estilhaços e se vaporizasse. Este tipo de granadas ofensivas usam a pressão e força da explosão para matar, e não os estilhaços, como as granadas defensivas
  • Possuem trajetória retilínea, sua forma pode ser esférica, cilíndrica ou oval, são munidas de espoleta e dotadas de carga interior variável segundo sua aplicação. FALSO. Se a granada é lançada, não pode ter uma trajetória RETILÍNEA (reta), e sim cuvilínea (em curva), para buscar o maior alcance possível.

    Podem ser lançadas com a mão ou com o auxílio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percussão. VERDADEIRO. Em regra, a granada é lançada a mão, mas existem dispositivos feitos para o lançamento das mesmas, o mais conhecido é aquele acoplável ao fuzil m4a1 que aparece em diversos filmes.

    ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro.
    ( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento.

    ERRADAS.Se a intenção é defender, a tática mais adequada é a preservação ao máximo do ambiente/defesa, logo, o estilhaçamento é mais viável. Já no ataque/ofensiva, a intenção é destruir, logo, aumentar o poder de destruição/explosão. Trocaram as granadas.

    ( ) Seus efeitos lesivos mecânicos dependem da sua carga e mecanismo de ação. Precisa comentar? É claro que qualquer efeito lesivo depende da carga e do mecanismo.

    Único gaba possível, letra D.
  • Colega, as granadas ofensivas atuam principalmente pela ONDA DE PROPULSÃO. Fragmentação do invólucro toda e qualquer granada terá, a não ser que exista alguma grana que não tenha algum invólucro para segurar sua carga. As granadas DEFENSIVAS atuam pela dispersão dos estilhaços ao redor da explosão.
  • G M   O F E N S I V A

    São granadas de fraco raio de ação que em geral, não excede 15 metros e que atuam principalmente pelo efeito moral através do som, ou do choque violento do ar sobre os seres animados que alcança (sopro). O seu corpo é sempre de muito fraca espessura, de folha dferro, de zinco ou de plástico, de modo que devido ao seu reduzido peso, os estilhaços não têm nunca alcances superiores a 15 metros. Empregam-se quando as tropas que alançam se encontram descoberto.       

    Ex: GM Ofensiva de Guerra M/962. 


    G M    D E F E N S I V A

    São granadas cujo raio de ação perigoso pode atingir cerca de 200 metros, muito embora raio de ação eficaz não ultrapasse 20 metros e que atuam fundamentalmente pela ação dos estilhaços do próprio corpo que é em geral espesso feito de ferro ou aço pela ação de fragmentos que se encontram no seu interior. Destinam-se a ser empregues quando as tropas que as lançam se encontram abrigadas em obstáculos que as defendam dos efeitos da própria granada.

    Ex: GM Defensiva de Guerra M/962

    Colegas, percebam que a granada "defensiva" possui tal denominação vez que usualmente é utilizada por combatentes entrincheirados, entretanto, estas apresentam maior potencial ofensivo.

    Em contrapartida, as granadas "ofensivas", na realidade possuem maior aplicabilidade na dispersão de multidões, como as famigeradas "bombas de efeito moral".



  • Meus caros, muito cuidado com o nome.

    As granadas OFENSIVAS são usadas para DEFENDER os arremessadores. Embora se chame ofensiva na verdade ela está te defendendo, pois libera uma grande quantidade de fumaça que o individuo que se encontrava cercado possui agora a chance de fugir na nuvem de fumaça.

    Já as granadas DEFENSIVAS, são destinadas a provocar lesões nos oponentes. Apesar do nome DEFENSIVA, GRAVEM: Ela OFENDE A INTEGRIDADE FISÍCA DO INIMIGO.

     

    Bons estudos!!!!!

  • GRANADAS OFENSIVAS X DEFENSIVAS:

    - Granadas Defensivas: diferentemente do que se pensa à primeira vista, são destinadas a provocar lesões nos oponentes. Podem atuar através da produção de lesões causadas pelos estilhaços de metal provenientes da fragmentação da carapaça externa, ou pelas queimaduras decorrentes do calor proveniente da explosão do propelente existente no interior da mesma, ou inda, como resultado da ação de substâncias tóxicas contidas nas granadas de efeitos especiais.

    - Granadas Ofensivas: são destinadas a defender os arremessadores. Podem ter o objetivo de oculta-los em nuvens de fumaça, ou indicar a presença dos mesmos, com fumaças coloridas, por exemplo, com função de sinalizadores. Além disso, podem ter o objetivo de produzir estampidos de efeito moral, destinados a dissipar tumultos em ambientes urbanos.

    Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.

  • As defensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro (que atingem de forma ofensiva as tropas a descoberto)

    As ofensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento (as ondas que possuem efeito de forma sonora, arrebatando as tropas pelo som, como o frag)