-
QUESTÃO FORA DO EDITAL.
NEM DERAM O TRABALHO DE ANULAR
DESRESPEITO AOS ESTUDANTES.
QUE DEUS NOS PROTEJA.
BONS ESTUDOS.
E
SORTE.
-
1ª) A flecha com ponta metálica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projétil de arma de fogo não-raiada e
CORRETO.
São as raias que permitem o projétil iniciar os movimentos de rotação que darão maior estabilidade ao PAF. A precisão das armas sem cano raiado são poucos metros. Dependendo do arco, um British Long Bow (arco longo inglês) tinha uma precisão absurda a longa distância, o que garantiu à Inglaterra a supremacia nas batalhas medievais. A batalha de Azincourt foi um exemplo do estrago que esse arco fazia em um campo de batalha.
As armas sem cano raiado, como o mosquete por exemplo, utilizado nas guerras napoleonicas, não tinha uma precisão de mais de 20 metros, é justamente por isso que quando os filmes retraram as guerras da época, ambas as infantarias ficam alinhadas frente a frente a poucos metros de distância, o os sargentos sempre gritam "AIM HIGH"(mirem alto), porque o PAF devido a falta de rotação chegava ao solo bastante rápido, ou seja, ou o soldado erraria o alvo ou acertaria a perna do inimigo.
Foi nessa época que surgiu o Fuzil Baker de cano raiado e os famosos fuzileiros Ingleses.
2ª) O centro de massa próximo à ponta e ao centro de pressão junto à base favorecem maior estabilidade do projétil na trajetória, responda:
Inverteram a ordem da segunda alternativa,seria correta da maneira que coloquei, é justamente a teoria que dá a estabilidade no caso da flecha. Tem isso na apostila do professor Blanco. Questão prevista no edital.
Centro de massa na ponta da flecha (metal), centro de pressão no final da haste (contato da flecha com a corda que dará o impulso).
-
O Neneco parece o MacGyver galera! Só faltava usar um canivete suíço na hora das provas...
Brincadeira Neneco, também curto essa temática bélica, mas acho que a banca pegou pesado no quesito técnico dessa prova, principalmente na parte de "Noções sobre Balística".
-
Pro amigo que citou Azincourt, talvez tenha lido o livro homonimo do Cornwell, um autor saxão... excelente leitura...
-
Dava pra matar sabendo: a) as raias é que dão estabilidade ao projétil... Quanto a flecha, já vi índio atirar bem, então deve ter estabilidade kkkk
na segunda afirmação provavelmente (falo pelo que penso, então pode estar errado) seria na base, já que os projéteis tendem a descer conforme a trajetória... Se centro de pressão for na base dá a estabilidade... Não sei se deu pra entender... mas matei assim...
-
Bom, eu achei que a segunda assertiva falava dos projétis de arma de fogo, mas pelo visto se referia às flechas. Enfim, redação truncada. Eu sabia dos conceitos, mas acabei errando. Sorte que foi aqui...rs
-
Direto ao ponto:
1ª) A flecha com ponta metálica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projétil de arma de fogo não-raiada e
CERTO!!!
2ª) O centro de pressão próximo à ponta e ao centro de massa junto à base favorecem maior estabilidade do projétil na trajetória
ERRADO!!!!
O ideal é que o centro de massa fique na ponta.
O centro de pressão atrás (na cauda) para dará maior estabilidade.
Deus no comando!!!!
IHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
-
Assertiva 1 - CERTA
Quanto a alma do cano, a arma pode ser classificada em alma lisa e alma raiada.
A alma é a parte oca do interior do cano de uma arma de fogo, destinado a resistir pressão dos gases produzidos pela combustão do propelente e orientar o projétil.
Alma lisa: interior do cano é totalmente polido, sem raiamento, pois não há necessidade de estabilização dos projéteis. Ex.: espingardas.
Alma raiada: são sulcos feitos na parte interna (alma) dos canos ou tubos das armas de fogo, geralmente em forma helicoidal, propiciando movimento de rotação dos projéteis, que lhes garante estabilidade na trajetória.
As flechas que possuem a ponta mais pesada (como a de metal, no caso), irão influenciar em muito na estabilidade das mesmas, por isso, o tipo de material usado torna-se relevante. Arcos mais fortes precisam de flechas com pontas mais pesadas para manter o seu equilíbrio. Estas pontas mais pesadas tornam as flechas mais lentas, e, em compensação, possuem maior estabilidade. No que concerne às madeiras, as mesmas apresentam os chamados “grãs (arranjos e a direção das células que estão dispostas ao longo do eixo vertical do tronco)” que irão influenciar na qualidade, estabilidade e dureza das usadas nos arcos.
Assertiva 2 - ERRADA
Centro de massa deve ficar na ponta, centro de pressão deve ficar na cauda, assim gerará maior estabilidade.
-
O problema é que a questão não especificou o tipo de armamento utilizado.
De acordo com Hygino Hércules, na obra de Hélio Gomes, no caso dos projéteis de fuzil, este ponto imaginário, que é o centro de pressão, está localizado mais próximo à ponta, estando o centro de massa mais atrás. Por esse motivo, há mais facilidade em tombar, quando em turbulência devido ao atrito.
► Observação:
0 ideal é que, além de ficarem distantes entre si, o centro de massa fique na ponta e 0 centro de pressão atrás (na cauda do projétil), para dar maior estabilidade.