SóProvas


ID
593368
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo J.B. Thompson (1995), são características dos meios de comunicação de massa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Com o desenvolvimento das tecnologias do meio de comunicação, nasce um novo tipo de interação entre as pessoas que Thompson nomeia "quase-interação mediada". Nesse tipo de interação são produzidas e transmitidas formas simbólicas (gestos, expressões faciais etc) para um número ilimitado de receptores. São exemplos de quase-interação mediada: televisão, rádio, jornais, livros.

     

    Com esse avanço tecnológico, o autor defende que surgiu um novo tipo de visibilidade que torna acontecimentos visíveis para a sociedade sem que haja um compartilhamento espácio-temporal entre os indivíduos.

    Como características dessa nova visibilidade está a ampliação do campo de visão das pessoas tanto em relação a espaço como de tempo. Por exemplo, um indivíduo pode presenciar determinado evento em algum lugar que seja distante dele. Outra característica é que o campo de visão torna-se unidirecional: a pessoa pode ver através de filmagens ou fotos outras que estejam distantes mas estas, na maior parte das vezes, não podem enxergá-la.

     

    Essa nova visibilidade criada pela mídia modificou a noção de privacidade e publicidade de um indivíduo em determinado acontecimento. A mídia pode trazer a tona eventos que são realizados de forma privada para esfera pública. Como exemplo pode ser citado o escândalo midiático, através da mídia pode ser informado vazamento de informações, denúncias que envolvem políticos.   

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/John_B._Thompson

    .....................................................................................................................................................................................

     

    Thompson define aquilo que considera comunicação de massa enumerando cinco características: 1) envolver meios técnicos de institucionais de produção e difusão de conteúdo; 2) mercantilização das formas simbólicas; 3) dissociação entre o contexto de produção e os contextos de recepção da forma simbólica; 4) ampliação da disponibilidade das mensagens no tempo e espaço e 5) publicização das formas simbólicas.

     

    http://gitsufba.net/a-midia-e-a-modernidade-uma-teoria-social-da-midia/