SóProvas


ID
593422
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A devolução pelo banco de uma duplicata descontada, cujo pagamento não foi honrado pelo devedor, deve ser contabilizada na escrituração da empresa emitente a débito da conta

Alternativas
Comentários
  • Desconto da duplicata:
    D - Caixa
    C - Duplicatas descontadas

    Devolução pelo banco
    D - Duplicatas descontadas
    C - Caixa

    Efetivação do Recebimento
    D - Duplicatas descontadas
    C - Duplicatas a Receber

    a conta Duplicatas Descontadas funciona como redutora de Duplicatas a Receber, logo, é credora enquanto os valores não foram efetivados.
  • Operação de duplicatas descontadas são títulos negociados com os bancos não há utilização da conta caixa nessa operação o correto seria a utilização da conta BANCOS C/MOVIMENTO.

  • Alessandro, a conta Duplicatas Descontadas não é mais classificada como redutora de Duplicatas a Receber no ativo. Agora é classificada no passivo, permanecendo sua natureza credora
  • Vamos analisar as contas:

    bancos conta movimento: é conta patrimonial do lado do ativo que registra as entradas de valores na conta corrente da empresa

    duplicatas a receber: é conta patrimonial do lado do ativo que registra os direitos a receber de clientes quando a empresa vende a prazo

    duplicatas a pagar: é conta patrimonial do lado do passivo que registra as obrigações contraidas pela empresa

    duplicatas descontadas: é conta patrimonial do lado do passivo que registra os valores descontados (levados para combrança bancaria) das duplicatas a receber é importante salientar que a empresa é coobrigada nesse tipo de operação, ou seja se o cliente nao pagar a empresa deve devolver o dinheiro descontado pelo banco.

    perdas de credito: é conta de despesa levada a apuração do resultado que registra os valores considerados incobraveis das duplicatas a receber
  • Alguém pode explicar como ficariam os lançamentos na conta retificadora do ativo PCLD, e a razão pela qual a alternativa E encontra-se falsa?

  • almeida santosa, a questão está maldosa.
    Quando a empresa faz a operação de desconto, em sua contabilidade a conta Desconto de Duplicadas está credora, correto? Quando o banco devolve o título porque o cliente não pagou, o banco vai querer receber o dele, não vai? Sim, pois quem ficará no prejuízo? Para cobrar da empresa, o banco fará vai pegar o dinheiro da conta da empresa, e vai enviar o título de volta para ela.
    A empresa, por sua vez, vai registrar o crédito na conta banco, pagando o banco pela duplicada descontada e não paga pelo cliente, e precisa também baixar a dívida que tem para com o banco, pois o título foi devolvido para a empresa, compreende? A empresa não deve mais ao banco, ela quem está de posse do título. Para baixar a dívida ela fará o débido na conta de Duplicatas Descontadas.
    Apenas depois é que fará a provisão para devedores duvidosos. Por isso a alternativa "e" está errada, pois esta provisão não é feita pelo envio do título pelo banco à empresa, mas depois que a empresa recebe o título.

    Abraços

  • Quando o cliente paga a duplicata ao banco, faz-se  o seguinte lançamento:

     

    D- Dup. descontada

    C- Dup. a receber. (Dando baixa no direito)

     

    Quando o cliente não paga:

     

    D-Dup. descontada

    C-Banco/conta mov.  

  • Quando o cliente não paga a duplicata no vencimento a entidade é quem pagará solidariamente. Desta forma a empresa deverá realizar o seguinte lançamento:

    D – Duplicatas Descontadas    (Passivo Circulante)

    C – Bancos            (Ativo Circulante)

    Com isso, correta a alternativa D.

  • LETRA D.

    A empresa deverá saldar a dívida que possui junto ao banco, pelo valor do adiantamento recebido quando do desconto. O lançamento a ser feito neste momento é:

    D - Duplicatas Descontadas

    C - Bancos Conta Movimento